Índios protestam na Esplanada contra nova regra para demarcação de terras

Índios de diversas regiões do país protestaram na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quarta-feira (11) contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que prevê novas regras para demarcação de terras indígenas. De acordo com os organizadores e a PM, cerca de 300 indígenas participaram do ato.
Os manifestantes ocuparam três das seis faixas do Eixo Monumental, gerando congestionamento. Eles partiram da Catedral de Brasília e seguiram em direção ao Palácio do Planalto, só liberando o trânsito às 10h20.
“Queremos que a presidente Dilma intervenha neste assunto, já que há muitos índios sem terra demarcada”, afirmou o cacique Macuco, de um povoado no sul da Bahia.
“Além da PEC 215, somos também contra a instalação de uma comissão de inquérito que busca acabar com a Funai porque vão tentar fechar o órgão”, completou.
Segundo a Polícia Militar, o protesto foi pacífico. Até as 10h30, os índios permaneciam em frente ao Planalto. A previsão é de que deixem Brasília nesta quinta-feira.
A PEC foi aprovada no final de outubro em uma comissão especial e seguiu para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovada em dois turnos para depois seguir para o Senado. Pelo texto, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos antropológicos feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
Gabriel Luiz, G1 DF
Atualizado em 11/11/2015 – 12:07.

-
Todo cuidado é pouco
Saúde alerta: surgimento de escorpiões aumenta no período chuvoso
-
Nas agências do trabalhador
Semana começa com 179 oportunidades de emprego no DF e Entorno
-
Valorize e preserve
Guará vai receber seis papa-lixos para melhorar limpeza urbana
-
Falta pouco
Concretagem das pistas Sul e Norte da Via Estrutural é finalizada
-
Fernando Valente
Endocrinologista elenca mitos e verdades sobre o Diabetes; confira
-
Dia Nacional de Combate ao Câncer
FEBRASGO alerta: câncer de ovário é silencioso e tem alta taxa de letalidade
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2660 sorteia prêmio de R$ 26 milhões neste sábado (25)
-
Regularização fiscal
GDF prorroga prazo para adesão ao Refis 2023 até o dia 28 de dezembro