Curta nossa página

Índios protestam na Esplanada contra nova regra para demarcação de terras

Publicado

Foto/Imagem:


Índios de diversas regiões do país protestaram na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quarta-feira (11) contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que prevê novas regras para demarcação de terras indígenas. De acordo com os organizadores e a PM, cerca de 300 indígenas participaram do ato.

Os manifestantes ocuparam três das seis faixas do Eixo Monumental, gerando congestionamento. Eles partiram da Catedral de Brasília e seguiram em direção ao Palácio do Planalto, só liberando o trânsito às 10h20.

“Queremos que a presidente Dilma intervenha neste assunto, já que há muitos índios sem terra demarcada”, afirmou o cacique Macuco, de um povoado no sul da Bahia.

“Além da PEC 215, somos também contra a instalação de uma comissão de inquérito que busca acabar com a Funai porque vão tentar fechar o órgão”, completou.

Segundo a Polícia Militar, o protesto foi pacífico. Até as 10h30, os índios permaneciam em frente ao Planalto. A previsão é de que deixem Brasília nesta quinta-feira.

A PEC foi aprovada no final de outubro em uma comissão especial e seguiu para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovada em dois turnos para depois seguir para o Senado. Pelo texto, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos antropológicos feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Gabriel Luiz, G1 DF

Atualizado em 11/11/2015 – 12:07.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana