Curta nossa página

Pela 4ª vez seguida

InCor é eleito o melhor hospital de cardiologia da América Latina

Publicado

InCor
Foto/Imagem: Divulgação/InCor


O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) foi eleito pelo quarto ano consecutivo o melhor hospital da América Latina na área de Cardiologia e, pela terceira vez seguida, como o melhor na área de Cirurgia Cardíaca em ranking da revista americana Newsweek.



O ranking World’s Best Specialized Hospitals 2024 apresenta os 300 melhores hospitais de cardiologia e os 150 melhores de cirurgia cardíaca em todo o mundo. A nível mundial, o InCor se posiciona em 21º e 43º lugares nas mesmas especialidades respectivamente, ao lado de centros clínicos como Cleveland Clinic, Massachusetts General Hospital, Mayo Clinic, The John Hopkins Hospital e Duke University Hospitals, entre outros.

“Este é um reconhecimento do InCor como um dos mais importantes centros de saúde do país e do mundo, conquistado com resultados em novas técnicas de tratamentos clínicos e cirúrgicos, em diagnóstico e na pesquisa básica, que são referências de protocolo no Brasil e no exterior”, afirma Dr. Roberto Kalil Filho, presidente do InCor e diretor da Divisão de Cardiologia Clínica.

“Ser o melhor hospital de cardiologia e cirurgia cardiovascular da América Latina demonstra que estamos trilhando um caminho de liderança, resultado do esforço e dedicação de nossos profissionais em assistência, pesquisa, ensino e inovação”, ressalta Prof. Dr. Fábio Jatene, vice-presidente e diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do InCor.

Com 46 anos desde sua fundação, o Instituto do Coração do HCFMUSP realiza mensalmente cerca de 15 mil consultas ambulatoriais, e atende uma média de 2 mil pessoas em sua Unidade de Emergência Referenciada. Do total de atendimentos, 80% correspondem ao sistema público de saúde e 20% a convênios ou particular.

Entregue para a sociedade brasileira em 10 de janeiro de 1977, o InCor é o legado de expoentes da cardiologia e da pneumologia brasileira e internacional, entre eles os professores Euryclides de Jesus Zerbini e Luiz Venere Décourt, que lideraram a equipe do primeiro transplante de coração da América do Sul e um dos precursores no mundo, Adib Jatene, que foi ministro da Saúde por duas vezes (1992 e 1995 a 1996), e Fulvio Pileggi, reconhecido como um grande incentivador do desenvolvimento da ciência médica em cardiologia.

Sobre o InCor

O InCor é um hospital público de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica. Além de ser um polo de assistência – desde a prevenção até o tratamento, o Instituto do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa, ensino e inovação. O Incor é parte do Hospital das Clínicas e campo de ensino e de pesquisa para a Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo. Para a manutenção de sua excelência, o Instituto tem suporte financeiro da Fundação Zerbini, entidade privada sem fins lucrativos.

Atualizado em 15/09/2023 – 08:36.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana