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iFood lança central para entregadores vítimas de discriminação

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Divulgação/iFood

O iFood não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência contra esses trabalhadores. Na atuação estratégica de combate a esses problemas, a empresa disponibiliza agora uma central assistencial para entregadores vítimas de discriminação, como uma iniciativa de combate à discriminação, garantia de acesso à justiça e valorização e respeito destes trabalhadores.

A iniciativa será viabilizada através de uma parceria com a Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito e oferece oportunidades de trabalho para essas profissionais.

O iFood entende a necessidade de ser proativo na quebra de barreiras de acesso à justiça. Vencer essas barreiras é o mecanismo mais importante para uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação.

Também é fundamental a assistência psicológica para superar os traumas causados pela discriminação. Eles podem gerar consequências extremamente prejudiciais para a saúde mental dos entregadores.

A iniciativa prevê que todos os casos reportados no aplicativo possam ser direcionados para uma advogada e uma psicóloga associadas às Black Sisters para o atendimento.

Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood, reforça que “a iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se sintam respaldados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”.

“É uma iniciativa forte para que se percebam cada vez mais valorizados e respeitados por todo o ecossistema que engloba a sociedade, os restaurantes, o iFood”, diz. “E para que possam buscar reparação para um dano que tenham sofrido. É um grande passo do iFood para estar ainda mais junto no corre dos entregadores.”

Relação ganha-ganha

“Acredito que a parceria entre iFood e Black Sisters seja o exemplo mais genuíno de que negócios podem ter impactos sociais reais”, afirma Dione Assis, fundadora da associação.

“É um real jogo de ganha-ganha”, diz. “Ganha o iFood, que fornecerá aos seus entregadores um instrumento de segurança e proteção quando experimentam situação de racismo e injúria racial. Ganham as Black Sisters in Law, que terão a oportunidade de exercer a advocacia com dignidade. E ganham os entregadores, que passam a ter ao seu dispor uma plataforma que os acompanhará e fornecerá assistência jurídica nos momentos mais desafiadores do exercício da atividade.”

Registro da denúncia

Para ser atendido pela Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood, o entregador ou a entregadora precisa reportar o episódio de discriminação.

Para fazer a denúncia, basta entrar no menu do aplicativo iFood para Entregadores e clicar na opção “Alerta de casos graves”.

Na sequência, acesse “Quero reportar um caso grave”. Escolha então a opção de incidente, escreva o relato anexando fotos (se houver) e envie a denúncia.

O entregador ou entregadora receberá um contato da equipe de Segurança do iFood, que passará orientações sobre o benefício da central.

Em 2023, 43 casos de discriminação por mês, em média, foram denunciados pelos entregadores.





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