Curta nossa página

Instituto Brasília Ambiental

Ibram lança edital para curso de formação de brigadistas florestais

Publicado

Curso Brigadista Incêndio Florestal
Foto/Imagem: Divulgação/Brasília Ambiental


O Instituto Brasília Ambiental lançou, nesta sexta-feira (24), o edital do curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. O objetivo é preparar e formar 60 novos brigadistas florestais no Distrito Federal. A inscrição será on-line e gratuita e poderá ser feita entre as 9h da próxima terça-feira (28) e as 16h da quarta-feira (29), por meio do site da autarquia.

Serão disponibilizadas 100 vagas para pré-seleção, de caráter eliminatório, que consiste em um Teste de Aptidão Física (TAF). Após a inscrição, os candidatos deverão comparecer, no dia 4 de abril, ao local do teste (atrás do Edifício sede do Ibama, localizado na L4 norte, SCEN Trecho 2 – Brasília/DF) com documentação original de identificação com foto e atestado médico. Não haverá chamamento de cadastro reserva.

Serão classificados e convocados para a realização do curso os 60 candidatos que obtiverem melhor nota no TAF. O curso será dividido em duas turmas, a primeira entre os dias 10 e 14 de abril e a segunda entre os dias 17 e 21 de abril, na modalidade presencial. O curso contará com aulas teóricas e práticas.

“Esta é uma ação muito importante, pois atua na formação e capacitação de pessoas que irão trabalhar nas brigadas florestais, na prevenção e combate aos incêndios florestais tão comuns em nossa região na época de seca”, afirmou o presidente da autarquia, Rôney Nemer.

“Com 40 horas de aula, o curso é de suma importância para que as técnicas de prevenção e combate sejam disseminadas. O Governo do Distrito Federal (GDF) cumpre um importante papel ao formar pessoas que podem atuar diretamente em um dos problemas ambientais mais graves do Distrito Federal”, disse o secretário da Sema, Gutemberg Gomes.

O resultado final dos participantes classificados, que poderão ingressar no Curso de Formação de Brigadistas de Combate e Prevenção de Incêndios Florestais, será publicado no site do Brasília Ambiental no dia 6 de abril.

Esta ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), e composta pelo Brasília Ambiental; Jardim Botânico de Brasília (JBB); Subsecretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (Defesa Civil); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Atualizado em 24/03/2023 – 20:00.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana