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Salários de até R$ 3.444

Ibram abre vagas para contratar brigadistas e chefes de brigada

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Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília


Atenção, profissionais interessados em atuar pelo meio ambiente: o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) abriu inscrições do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 120 brigadistas florestais combatentes, 24 chefes de brigada e quatro supervisores de brigada. O edital foi publicado na edição desta terça-feira (9) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Esse é o maior número de brigadistas florestais a serem contratos pelo Ibram. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até as 16h do próximo dia 16 (terça-feira) pelo sistema online ou no modo presencial, até as 18h da mesma data.

A contratação faz parte do Plano de Prevenção de Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que abrange as unidades de conservação espalhadas pelo DF, entre elas 72 parques. Os brigadistas também atuam em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) na prevenção e no combate a incêndios em outras áreas.

Salários e documentação

O salário para brigadistas florestais é de R$ 2.090. Chefes de brigada terão remuneração de R$ 2.612,50, sendo de R$ 3.344 os vencimentos destinados aos supervisores de brigada. Em todos os casos, os candidatos precisam ter Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo da categoria B.

Para os cargos de chefe de brigada e supervisores, além do diploma ou declaração de participação em curso de formação de brigada de combate a incêndio florestal – exigido para todos os brigadistas –, é necessário certificado ou diploma de conclusão do ensino médio ou equivalente experiência na área. Para os brigadistas, a exigência é a de ser alfabetizado.

O edital prevê ainda a seleção de mais 60 brigadistas florestais combatentes, 12 chefes de brigada e dois supervisores de brigada, que ficarão no quadro de reserva.

Inscrições

O candidato poderá escolher em fazer sua inscrição de três maneiras. Nas duas primeiras, o processo ocorrerá de forma virtual: basta preencher o formulário de inscrição, enviando os documentos para o link inscrição online e currículo profissional. O candidato também poderá utilizar o link inscrição online para o preenchimento do formulário de inscrição. Os links podem ser acessados no site do Ibram. Os documentos deverão ser enviados para o e-mail brigada.ibram@ibram.df.gov.br.

Já na terceira opção, repete-se a forma de preenchimento do formulário, mas a entrega dos documentos será presencial, por meio de um envelope com documentos inseridos, juntamente com o Anexo – I. O material poderá ser levado à sede do Ibram: SEPN 511, Bloco C, Edifício Bittar. Mais informações podem ser encontradas por meio dos telefones (61) 3214-5666 ou (61) 3214-5667, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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