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Operação Buraco Zero

Ibaneis: Administração que zerar buracos nas ruas será premiada

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Foto/Imagem: Divulgação
Emanuelle Coelho

Uma das principais demandas registradas em ouvidorias do Governo do Distrito Federal, o problema dos buracos em pistas tem sido resolvido em muitas regiões administrativas. O governador Ibaneis Rocha e o secretário de Governo, José Humberto Pires, lançaram o desafio para os administradores regionais: eliminar esse problema das localidades que administram.

Tarefa dada. Tarefa cumprida. Muitas regiões já estão perto de alcançar a meta. Nesta terça-feira (29), em cerimônia no Palácio do Buriti, Ibaneis falou sobre o assunto e deu um estímulo extra aos gestores do DF. “Para tampar os buracos da cidade, lançamos o Programa Buraco Zero na última semana. O administrador que apresentar o fim dos buracos na sua cidade vai ser premiado pelo governo”, adiantou.

A equipe da Administração Regional do Riacho Fundo II, por exemplo, já tapou quase que 100% dos buracos da localidade. Apenas essa administração regional gasta por mês, em média, 20 toneladas de massa asfáltica. A ação foi possível graças ao reforço de programas do GDF como SOS DF e GDF Presente.

As demandas na ouvidoria da administração nesse sentido já foram zeradas. Agora, a equipe realiza monitoramentos para verificar se ainda há pendência sobre buracos pela região.

De acordo com a administradora regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, o resultado positivo é fruto também da parceria com a comunidade.

“Os moradores me enviam vídeos, fotos e áudios de onde estão os problemas. Ou mesmo quando saio e encontro algum morador, eles já avisam das necessidades de sua rua ou quadra. Daí eu já passo para a Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção colocar no cronograma de serviços. Quando são ações executadas por outros órgãos, eles solicitam a resolução”, explica Ana Maria.

“Com a ajuda da população conseguimos solucionar as demandas com maior rapidez, porque já sabemos onde o problema está”, acrescenta a administradora.

E a população está satisfeita com os trabalhos. A moradora Tereza dos Anjos Araújo conta que o buraco na porta de sua casa já havia dado muito trabalho. “Estou nervosa de felicidade. Já gastei muitas vassouras tirando água dele. Agora, graças a Deus foi tapado. Estou muito feliz”.

“É gratificante poder contribuir com a cidade. Isso me deixa muito satisfeita. Ver os moradores agradecidos em pouco tempo de governo é muito bom”, afirma Ana Maria.

Outro serviço que foi zerado no Riacho Fundo II, segundo a administração regional, foi a limpeza de bocas de lobo.

“Fizemos uma operação, que teve início em julho, para limpar todas antes do início das chuvas”, pontua a administradora.

Paranoá

A Administração Regional do Paranoá também tem intensificado os trabalhos para enfrentar a empreitada e cumprir a meta.

“Colocamos um servidor em cada quadra. Ele fica responsável por fazer um levantamento sobre o número de buracos, assim como de lâmpadas queimadas, meios-fios quebrados e bueiros precisando de manutenção”, frisa o administrador regional, Sérgio Damaceno, acrescentando que a meta é tapar todos os buracos da localidade em até 30 dias.

Desde o início da Operação Buraco Zero no Paranoá, na última sexta-feira (18), 600 buracos foram tapados. Para tanto, gasta-se uma média de nove toneladas de massa asfáltica por dia. E, com o objetivo de contar com a ajuda da população nos trabalhos, a administração regional disponibilizou um número de telefone por meio do qual os moradores podem ligar e solicitar operações. O número é o (61) 3369-9000.

Moradora da Quadra 28 do Paranoá, Elisabete Cristina Pereira dos Santos, 55 anos, diz ter ficado muito satisfeita com as intervenções do GDF. “Tinha muito tempo que não tapavam os buracos aqui. Foi muito bom. Os moradores conseguem fazer os trajetos mais rapidamente, e com mais segurança, com essas vias melhores”, comemorou.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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