A Fundação Hemocentro de Brasília promove, nesta quinta-feira (5), uma coleta externa de sangue na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia. A ação ocorrerá das 9h às 16h e integra a programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8). Fruto de parceria com a Secretaria da Mulher (SMDF), a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à doação de sangue e sensibilizar a população sobre a importância do gesto solidário.
“Levar a coleta para um espaço de acolhimento e proteção às mulheres é uma forma de unir solidariedade e cuidado com a vida”, afirma a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi. “A doação é um gesto simples, mas essencial para manter os estoques e salvar pacientes que dependem diariamente desse ato voluntário.”
No Hemocentro de Brasília, o estoque de sangue está atualmente em nível regular. No entanto, os tipos O positivo e O negativo encontram-se em baixa, o que reforça a importância da doação, especialmente por pessoas desses grupos sanguíneos, para manter o atendimento seguro aos pacientes.
Doações
As vagas já estão disponíveis para agendamento no site Agenda DF. O Hemocentro também atenderá doadores não agendados por encaixe, conforme a capacidade de atendimento e a disponibilidade de horários no local. A expectativa é receber doadores da região e facilitar o acesso de quem deseja contribuir, mas tem dificuldade de se deslocar até a sede do Hemocentro.
Além de apresentar documento original com foto, os requisitos para doar sangue são ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização), estar com boa saúde, pesar 51 kg ou mais e estar bem-alimentado e hidratado.
Algumas situações exigem adiamento temporário, como tatuagem recente, cirurgias, gravidez, vacinação ou uso de certos medicamentos. Consulte as informações sobre impedimentos para doação no site do Hemocentro de Brasília.
