Curta nossa página

Doe sangue

Hemocentro de Brasília está com estoque baixo e precisa de doações

Publicado

doação de sangue
Foto/Imagem: Toninho Tavares/Agência Brasília


A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está com baixo estoque de sangue e precisa de doações. Dos oito tipos sanguíneos, apenas o B+ está em nível adequado.

Já os tipos AB- e A+ estão com estoque baixo. Os grupos O+, O-, AB+ e A e B negativo apresentam situação regular. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.

Por causa da pandemia de Covid-19, os doadores devem agendar atendimento por meio do site ou pelo telefone 160, opção 2. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar.

A chefe da seção do Ciclo do Doador do FHB, Anne Ferreira, explica que, nessa época do ano, devido à seca e ao frio, as doações costumam ser menores.

“É importante reforçar que a doação de sangue deve ser constante, porque a necessidade na rede de saúde não para”, afirmou.

Anne afirma que a doação não precisa ser anual e que homens podem doar até quatro vezes por ano. No caso das mulheres, o número cai para três.

Critérios para doação de sangue

Ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar mais de 51kg; estar em bom estado de saúde; estar bem alimentado; evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; beber bastante água 24 horas antes de doar.

Atualizado em 02/09/2021 – 13:42.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade