Solidariedade
Hemocentro convoca a população para doar sangue

Neste período de carnaval, em que a demanda costuma aumentar, a Fundação Hemocentro de Brasília reforça o convite para que as pessoas doem sangue. Entretanto, o assessor de Planejamento da fundação, médico Rodolfo Duarte, enfatiza que é fundamental doar sempre. “Não apenas agora, mas contamos com a população de forma contínua, ao longo dos 12 meses, para manter a regularidade dos nossos estoques.”
Em virtude das viagens e férias de janeiro, esperava-se uma queda na quantidade de doações. De acordo com a instituição, a previsão não se confirmou. Foram 5.376 doadores no mês, o que corresponde a um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2015, compareceram ao local 69.161 voluntários, dos quais 51.696 aptos.
O banco de sangue atende 100% da demanda da rede pública e dos hospitais conveniados — Hospital Santa Marta, Instituto de Cardiologia, Hospital Sarah Kubitschek, Hospital das Forças Armadas e Hospital Universitário de Brasília.
Carnaval
O Hemocentro funcionará em esquema diferenciado nos próximos dias. No sábado (6) e na segunda-feira (8), abrirá normalmente das 7 às 18 horas. Na quarta (10), das 14 às 18 horas. No domingo (7) e na terça-feira (9), ficará fechado. Vinte e cinco profissionais atuarão diretamente no atendimento ao doador. A partir de quinta-feira (11), o horário volta ao normal.
Em 2015, 1.183 pessoas contribuíram para o banco de sangue da unidade no período do carnaval. A expectativa para as festas deste ano é que o número de voluntários seja similar.
Processo de doação
Todo o processo de doação de sangue, da chegada à saída do cidadão, demora geralmente 1h15. Em média, cada pessoa contribui com quantidade que varia de 410 mililitros a 490 mililitros, e isso representa menos de 10% do total de sangue do corpo humano. Essa quantidade retirada recompõe-se em sete dias.
A equipe de coleta recebe todos os tipos sanguíneos, porém aqueles com fator Rh negativo, em especial do tipo O, são ainda mais bem-vindos. Portadores de sangue O negativo são doadores universais a receptores dos outros tipos (A, B e AB).
Plaquetas
A coleta de plaquetas do sangue terá funcionamento normal. Nessa modalidade, retira-se apenas esse hemocomponente, enquanto o restante do sangue é devolvido ao corpo. O procedimento leva cerca de uma hora. Em cada coleta, o voluntário pode oferecer de 240 mililitros a 480 mililitros, a depender da condição física. Entre uma doação e outra, é necessário um intervalo de 30 dias.
O Hemocentro de Brasília somente coleta plaquetas de homens. De acordo com a instituição, trata-se de uma medida preventiva para eliminar o risco de o paciente receptor desenvolver a síndrome de Trali — patologia pulmonar decorrente de transfusão de sangue com presença de anticorpos específicos que o sangue de mulheres doadoras pode carregar.
Medula óssea
O serviço de coleta de medula óssea também funcionará normalmente. Nesse caso, porém, é necessário fazer um cadastramento. Basta ligar no 160, opção 2. Nessa modalidade, o voluntário faz uma série de exames e testes e é chamado assim que tem esse tecido compatível com algum receptor.
O cadastro das pessoas fica no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, organizado pelo Instituto Nacional do Câncer. De acordo com dados da Gerência de Laboratórios do Hemocentro de Brasília, o DF tem cerca de 30.200 doadores registrados, 6.960 cadastrados no ano passado.
Entre outras doenças do sistema imunológico, o transplante de medula óssea representa a esperança de cura para quem tem leucemia. Porém, segundo o Hemocentro, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Interessados em doar precisam ter de 18 a 55 anos de idade e boa saúde.
Alguns pré-requisitos para doar sangue
Ter entre 16 e 69 anos
Pesar mais de 50 quilos
Não ter ingerido bebida alcóolica 12 horas antes
Não fazer uso de substâncias entorpecentes
Ter boa saúde
No caso de usar medicação regularmente, levar a prescrição (ou o próprio remédio)
Para mais informações, ligue 160, opção 2.
O Hemocentro funciona no Setor Médico-Hospitalar Norte (Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte). A unidade funciona normalmente de segunda-feira a sábado, das 7 às 18 horas.
Ádamo Araujo, Agência Brasília

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho