Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Erasmo Tokarski

Hábito de higienizar as mãos é grande aliado contra a Covid-19

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Dreamstime
Ana Lúcia Ferreira

Segue a gente no
Google News

Em tempos de pandemia a recomendação mais ouvida atualmente é: “lave bem as mãos”. E faz sentido! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de higienizar essa parte do corpo é um grande aliado para evitar a transmissão de doenças, contudo, a prática ainda é bastante negligenciada. Para reforçar a conscientização junto aos profissionais de saúde e à população, a OMS definiu o dia 5 de maio como O Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Pode parecer um ato simples, mas a limpeza dessa parte do corpo é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos, conforme explica o dermatologista Erasmo Tokarski.

“As mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo. Por meio delas você pode buscar ou levar quase todos os tipos de doenças, como por exemplo, as infecciosas (escabiose, popularmente conhecida como sarna), bactérias (hepatite, diarreia), vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), fungos (pano branco), micoses e tudo que contém esses agentes causais”, detalha o profissional.

Além disso, o dermatologista alerta que levar a boca, algum alimento ou objeto contaminado também pode ser bastante perigoso. “É importante não só higienizar as mãos, como tudo que ela toca. Caso contrário, essa parte do corpo ficará novamente infectada”, ressalta.

Diante da pandemia mundial por conta do coronavírus, a prática se tornou um dos assuntos mais comentados do momento. Para Erasmo é importante que o tema seja levado a sério e que a população, de forma geral, siga com o hábito até mesmo após o controle da Covid-19.

“De certa forma, a pandemia fez com que as pessoas se tornem mais conscientes e exigentes com o cuidado das mãos. E para nós, profissionais de saúde, o mais importante é sempre a higienização. O álcool em gel pode ser utilizado na ausência da possibilidade de limpeza, mas a lavagem é fundamental”, pontua.

Dicas para uma boa higienização da mãos:

  • molhe as mãos com água corrente;
  • ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;
  • esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
  • siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
  • enxague as mãos e braços em água corrente;
  • seque com papel toalha.
Publicidade

Participe da Enquete

Como você avalia o mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB)?



ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2015-2020 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense