Curta nossa página

Rota do Artesanato

Governo seleciona artesãos para participar gratuitamente de eventos

Publicado

Foto/Imagem:


Há um ano, Elisângela Carvalho, de 40 anos, improvisa na sala de casa um ateliê. Quando vai participar de feiras, o lugar decorado com estilo por ela e o marido se transforma no cômodo onde a artesã passa praticamente todo o dia. As caixas feitas com capricho tomam conta da mesa que desenhou para acomodar ela e os cinco homens da casa — são quatro filhos — durante o jantar. Em quase 72 horas, pelo menos dez produtos ficam prontos. O preço varia de R$ 10 a R$ 200, e o material é exposto em eventos com intermediação da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer (pasta criada em 1º de março de 2016 após fusão da Secretaria-Adjunta do Esporte e Lazer, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com a Secretaria-Adjunta de Turismo, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo).

Ela pretende participar da próxima edição, que será em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (8), na Estação Central do metrô. As inscrições para o evento ocorrem até 6 de março, e o resultado da seleção para a Rota do Artesanato especial será publicado no dia 7, a partir das 14 horas, no site www.turismo.df.gov.br. “É uma oportunidade que muita gente não tem, pois geralmente é caro participar dessas feiras.”

O evento só selecionará mulheres e ocorrerá em parceria entre as secretarias do Esporte, Turismo e Lazer e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).

É preciso preencher um formulário on-line e enviar fotos de produtos para o e-mail artesanato@setur.df.gov.br. Serão selecionadas 30 artesãs. Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por três técnicos da secretaria. Eles avaliarão quesitos como capacidade de produção, embalagem e o tempo de profissão. Cada uma terá de levar uma mesa de 80 centímetros por 1,3 metro e toalha preta para o dia da mostra.

Rota do Artesanato
Desde 2015, a Unidade de Gestão do Artesanato, ligada ao Turismo, selecionou artesãos para mais de 20 eventos por meio do programa Rota do Artesanato — em parceria com empresas privadas, sem custo para o governo. Para se inscrever, o interessado deve ter a carteira do artesão atualizada e produzir peças que remetem a Brasília, além de atender a outros requisitos que variam de acordo com a mostra.

Criado em 2010, o projeto — que teve a primeira edição de 2016 em fevereiro — visa a fomentar a inserção cultural, econômica e social do artesanato e da produção associada ao turismo. Outro objetivo é criar mais oportunidades para os artesãos, fortalecer o setor e proporcionar maior geração de renda.

Elisângela trabalha com artesanato há 10 anos e conta que tem conseguido, com a ajuda do governo local, participar quase mensalmente de feiras. Ela começou com o trabalho para ajudar o marido na renda da família enquanto fica em casa com os filhos. “Hoje não me imagino fazendo outra coisa.”

Carteira do artesão
Para fazer a carteira do artesão, o artista deve comparecer à Unidade de Gestão do Artesanato, na sede da Secretaria-Adjunta de Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O horário para atendimento é agendado pelo telefone 3214-2810, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. É preciso levar uma foto 3×4, além da carteira de identidade, do cadastro de pessoa física e de um comprovante de residência do Distrito Federal (são exigidas a original e cópia de todos os documentos). O interessado tem de apresentar um produto pronto e um iniciado, que deverá ser finalizado na presença do funcionário da unidade.

Brasília tem 8.640 artesãos cadastrados, dos quais 82% são mulheres. Dessas, 38% tem como a principal fonte de renda o artesanato.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense