Curta nossa página

Novos postes

Governo revitaliza iluminação pública do Setor Comercial Sul

Publicado

Foto/Imagem:


Para reforçar a segurança, o governo revitalizou a iluminação pública no Setor Comercial Sul. Os postes montados têm altura menor (5, 7,5 e 11 metros) do que os antigos (que têm 16 metros) para que as árvores não comprometam o resultado. Ainda foram usadas lâmpadas de luz branca (tecnologia vapor metálica), que permite visualização maior de detalhes nas áreas de circulação de pedestres, como desníveis no solo.

Já para os estacionamentos, os postes usados são de 11 metros de altura e funcionam com luminárias de vapor de sódio (luz amarela), mais econômica e resistente. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), a escolha tem melhor custo-benefício, visto que não há necessidade de detalhes no caminho para os motoristas.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, esteve no evento de inauguração dos novos postes nesta segunda-feira (22). “A política de segurança envolve também iluminação pública”, disse. A revitalização faz parte da ação Centro Legal, que visa a reestruturar o espaço por meio de mudanças físicas, segurança e melhoria do ambiente para a convivência comum.

Segundo o chefe do Executivo local, a revitalização ainda incentiva a instalação de comércios, como boates, que podem atuar à noite sem infringir a Lei do Silêncio. “O nosso interesse é estimular que essas atividades possam com o tempo vir para o Setor Comercial Sul.”

Segurança
O reforço na iluminação faz parte do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, que adota medidas simples como forma de aumentar a segurança. “O Viva Brasília não envolve apenas atividades policiais. Dependemos de questões estruturais e de ações sociais de outros órgãos”, afirmou a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo.

O programa do governo visa a melhoria da prestação dos serviços policiais e a redução dos crimes violentos letais intencionais — homicídio e latrocínio, por exemplo — e daqueles contra o patrimônio, como roubos a pedestre, em comércio e de veículos.

Orçamento
A Companhia Energética de Brasília (CEB) usou 180 postes de 5 metros de altura; 17, de 7,5 metros; 71, de 11 metros; e 6, de 16 metros. A instalação começou na segunda quinzena de setembro de 2015, e os postes instalados estão funcionando. Os novos equipamentos custaram R$ 732.378,04 — o recurso é proveniente da Contribuição de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Também estiveram no evento o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade; o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas; o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Rural; o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco; e o diretor-presidente da CEB.

Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense