Ainda no ventre materno
Governo ouve população sobre incorporação ao SUS de vacina que imuniza bebês contra VSR
Está em vigor, até 9 de dezembro, a consulta pública para conhecer a opinião da sociedade sobre a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina Abrysvo, desenvolvida pela Pfizer e aprovada em abril deste ano no Brasil para a prevenção de doença respiratória provocada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de infecções respiratórias graves em crianças pequenas1.
Neste momento, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), o Ministério da Saúde avalia a possibilidade de incluir Abrysvo no Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), com aplicação de dose única entre as semanas 32 e 36 da gestação, de modo que os bebês já nasçam com resposta imune ao VSR. A vacina também está disponível nos centros e clínicas de vacinação particulares do País, para mulheres que se enquadrem na indicação aprovada no Brasil (24 a 36 semanas de gestação) e idosos.
Neste ano, considerando informações disponíveis até 7 de novembro, dados das autoridades de saúde apontam que o VSR se mantém como a causa mais frequente de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil, detectado em 36% dos diagnósticos com resultado positivo para algum vírus respiratório.
A forte presença do VSR no cenário epidemiológico brasileiro reforça os dados da literatura médica sobre o tema. Nos menores de 2 anos de idade, o VSR é responsável por até 40% das pneumonias e 75% dos quadros de bronquiolite – uma inflamação aguda das ramificações que conduzem o ar para dentro dos pulmões, podendo causar quadros graves, que demandam internação.
Globalmente, infecções por VSR também constituem uma das principais causas de morte em bebês. Altamente contagioso, o VSR está associado a surtos em ambientes hospitalares, sobretudo em unidades neonatais, com elevada morbimortalidade. Estima-se que o VSR seja responsável por 66 mil a 199 mil mortes por ano em menores de 5 anos no mundo.
“Nesse cenário difícil, a chegada de Abrysvo representa um grande marco, tanto para o Brasil como para o mundo, reforçando o compromisso da Pfizer de inovar para oferecer soluções eficazes e seguras que respondam aos grandes desafios de saúde do nosso tempo”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro.
Segurança e eficácia
A aprovação regulatória de Abrysvo no Brasil foi baseada em resultados que demonstraram a eficácia e a segurança da vacina durante os estudos realizados em seu programa de desenvolvimento clínico. No estudo de fase 3 para a indicação materno-fetal, a vacina se mostrou capaz de prevenir 82% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em crianças de até 3 meses de idade, porcentagem que se mantém elevada, em 69%, para bebês até os 6 meses.
Mais de 7 mil gestantes participaram do estudo, envolvendo 18 centros de pesquisa, sendo quatro deles localizados no Brasil: dois no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e um no interior de São Paulo. “Quando a mãe recebe a vacina, os anticorpos produzidos por ela atravessam a placenta, fortalecendo o organismo do bebê, cujo sistema imunológico ainda está em desenvolvimento”, explica a diretora médica da Pfizer.
“O desenvolvimento de vacinas para gestantes é considerado prioritário pela Organização Mundial de Saúde, podendo reduzir as taxas de mortalidade infantil, aliviar a sobrecarga hospitalar e evitar o forte impacto das doenças para as famílias”, complementa Adriana.
Acesso
Na América Latina, tanto Argentina quanto Uruguai já dispõem de Abrysvo em suas redes públicas de saúde. Neste mês, a Pfizer anunciou a assinatura de um acordo internacional com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para que a vacina seja oferecida a Estados membros da entidade por meio de seu Fundo Rotativo para Acesso a Vacinas.
“Estamos orgulhosos de ver um assunto tão importante, como o enfrentamento do VSR, ocupar o centro das discussões de saúde pública no Brasil. Continuaremos a fazer todos os esforços para que Abrysvo possa chegar ao maior número possível de pessoas elegíveis em nosso País, para que possamos aumentar a proteção contra esse vírus tão desafiador”, diz a diretora de Primary Care da Pfizer Brasil, Camila Alves.
Abrysvo é a única vacina aprovada no Brasil com indicação para os dois grupos populacionais mais vulneráveis às infecções provocadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR): bebês (a partir da imunização de suas mães, durante a gestação) e idosos. A vacina também está licenciada nos Estados Unidos e na Europa, tanto para gestantes quanto para idosos, bem como em outros países e regiões.
Consulta pública e participação popular
A consulta pública é um mecanismo de participação social, de caráter consultivo, que busca promover o diálogo entre a administração pública e os cidadãos. É realizada com prazo definido e, no âmbito da saúde, oferece a qualquer pessoa a oportunidade de opinar sobre as decisões relacionadas ao setor, podendo ampliar a voz da população nos processos de incorporação e oferta de medicamentos e vacinas pelo SUS, por exemplo.
Para participar de uma consulta pública sobre a incorporação de novas tecnologias ao SUS, é preciso preencher um formulário na página da Conitec dentro do site do Ministério da Saúde. No caso de Abrysvo, a consulta pública é a de número 95/2024, disponível neste link.
Conta de luz
Bandeira tarifaria em dezembro de 2024 será verde, diz Aneel
A bandeira tarifária para o mês de dezembro de 2024 será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.
Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional na conta de luz de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.
Estilo de vida
Primeiros passos na nova casa: como organizar e decorar cada ambiente
Próprio ou alugado, casa ou apartamento, um imóvel deve refletir a personalidade e a rotina dos donos. Cada detalhe, de mobiliário a eletrodomésticos e decoração, deve ser pensado com o objetivo de cumprir as tarefas do dia a dia, simplificar a rotina e criar um ambiente aconchegante e confortável.
Principalmente para quem está no processo de organizar a primeira casa nova, algumas dúvidas sobre o que priorizar e como planejar a mudança podem surgir. Por isso, o primeiro passo é sempre o planejamento – pensar o que é realmente necessário no momento, qual estilo de decoração vai ser escolhido, quais eletrodomésticos precisam ser priorizados, entre outros.
A seguir estão algumas dicas para facilitar o planejamento e organizar a casa nova. Confira!
Reflita a rotina e o estilo de vida
Para decidir a decoração da casa nova, é muito importante que as necessidades da rotina sejam levadas em consideração. Ao seguir apenas tendências de decoração, pode ser que a manutenção da casa se torne uma dificuldade no dia a dia, por isso é preciso pensar na organização como algo personalizado e único de cada lar, que deve agradar os gostos dos donos, mas também tornar a rotina mais prática e fácil.
Um exemplo disso é a decoração com enfeites e objetos pequenos. Se o tempo disponível para limpeza é limitado, a melhor opção é escolher peças maiores e de destaque, além de investir nas cores das paredes e em uma decoração um pouco mais minimalista que, principalmente, não acumule poeira.
Para quem deseja reformar antes de se mudar, as opções são ainda mais amplas, afinal, com a diversidade presente no mercado hoje, é possível decorar sem exagerar nos enfeites e detalhes. Ao mudar o banheiro, por exemplo, é possível escolher revestimentos de personalidade com os mais diferentes acabamentos, kit de louças de diferentes cores e até chuveiros e torneiras que combinem com os tons escolhidos para o cômodo. Assim, é possível decorar gastando apenas com o que já é essencial.
Busque referências e defina o seu estilo
Depois de refletir as necessidades da rotina, é preciso buscar referências que se encaixem nos gostos e no dia a dia da casa. Se já foi definido que o necessário é um banheiro minimalista e moderno, por exemplo, é hora de buscar quais são as cores e produtos que mais combinam com esse estilo.
Nesse passo, além de referências de decoração, é preciso também procurar por ideias de organização de cômodos. Durante a mudança, muitas coisas saem do lugar, e a casa pode facilmente virar uma bagunça. Por isso, investir tempo no início para organizar de forma correta cada cômodo irá facilitar o dia a dia e evitar que grandes arrumações precisem ser feitas novamente.
A partir dessas referências, é possível unir decoração e praticidade e escolher, por exemplo, o tamanho e a disposição dos armários, os eletrodomésticos necessários e como organizá-los, os móveis mais úteis que combinem com o estilo escolhido para a casa e tantas outras decisões que podem ser difíceis sem planejamento.
-
Loterias Caixa
Caixa pode pagar prêmio de R$ 60 milhões na Mega-Sena de hoje, 28 de novembro
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2803 pode pagar prêmio de R$ 76 milhões nesta terça-feira (3)
-
Acumulou!
Mega-Sena 2801 pode pagar prêmio de R$ 60 milhões nesta quinta-feira (28)
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2802 pode pagar prêmio de R$ 67 milhões neste sábado (30)
-
Loja 91, térreo
BRB inaugura segunda agência no Lago Norte, no Shopping Iguatemi
-
Windsor Plaza Brasilia e Windsor Brasilia
Hotéis da Rede Windsor em Brasília terão ceia natalina especial; confira
-
Asa Norte
Confira a programação de Natal do Boulevard Shopping Brasília
-
Cenário mágico
Nosso Natal terá patinação no gelo e roda-gigante na Esplanada dos Ministérios