Cidades

Governo inicia distribuição de 143,3 mil novas doses de vacina contra H1N1

em

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal começa a distribuir nesta segunda-feira (9) as 143,3 mil doses da vacina contra H1N1 recebidas na semana passada. A pasta anunciou a nova remessa na última quinta-feira (5), depois de afirmar que os estoques estavam em baixa por conta da antecipação da campanha de imunização em duas semanas.

Segundo o governo, foram vacinadas até a última quinta 435.333 pessoas, 71,5% do público-alvo da campanha iniciada no dia 18 de abril. A imunização está prevista para acontecer até 20 de maio.

O grupo é formado por crianças entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, idosos, pessoas com duas doenças ao mesmo tempo, povos indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria de Saúde informa ainda, que até o dia 13 está prevista a entrega de outro lote, que será usado para vacinar crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. A vacinação deve ser realizada 30 dias após a primeira dose.

“Com essa remessa que recebemos será possível imunizar todas as pessoas que pertencem ao público-alvo que ainda não foram vacinadas. Desde o dia 18 de abril, quando iniciamos a campanha para alguns grupos, estamos tendo uma alta procura pela vacina, o que fez com que os estoques de algumas unidades tivessem esgotado”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto.

A meta da secretaria é imunizar 80% das 609 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário. De acordo com a pasta, profissionais de saúde e mães há menos de 45 dias foram os grupos que mais vacinaram, com 100% e 82,4%, respectivamente, da meta de vacinação.

Em seguida vêm os pacientes com duas doenças ao mesmo tempo (77,4%) e idosos (65,9%), o grupo com que menos buscou a vacinação. A imunização vai até o dia 20 de maio em todos os centros e postos de saúde do Distrito Federal.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile