Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Expectativa

Governo do DF corre para reabrir o autódromo já no próximo ano

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
Ian Ferraz

Segue a gente no
Google News

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai devolver o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet à cidade. A Agência de Desenvolvimento (Terracap) já começou os estudos para realizar uma nova concessão à iniciativa privada após o cancelamento do certame atual por desqualificação do consórcio licitante. O novo projeto, mais robusto, busca atender as exigências necessárias para receber uma etapa da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial.

O projeto será custeado pela Terracap com a contratação de projetistas e engenheiros especializados. Após a conclusão, o plano será homologado junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o andamento da parceria público-privada e outros ritos necessários, como a análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

“Vamos refazer a licitação porque a anterior não teve os critérios técnicos atendidos. Agora, faremos um novo projeto que atenda as exigências que permitam ao autódromo receber qualquer categoria. Iremos reconstruir o automobilismo no Distrito Federal”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

“Esse projeto envolve várias categorias do automobilismo e, dentro delas, uma possibilidade de ter a Fórmula 1. É um sonho, mas um sonho possível. Por isso vamos refazer o projeto”, explica o presidente da Terracap, Izidio Santos.

Responsável pelo projeto na Terracap, a diretora de Novos Negócios, Kaline Gonzaga, promete segurança jurídica e responsabilidade. “Reuniremos todos os esforços para devolver à população de Brasília esse importante espaço que é o autódromo. A diretoria vai tratar o projeto com a maior celeridade possível, respeitando os prazos e normas necessários”, garante.

O retorno de Brasília às grandes provas de corrida conta com o apoio de um time de peso. Pilotos e personalidades do automobilismo demonstram entusiasmo com o projeto.

“Já corri em Brasília antes de ir para a europa, na Fórmula Chevrolet. Seria sensacional refazer o autódromo de uma maneira bacana e profissional”, afirma Felipe Massa, vice-campeão da Fórmula 1.

Outro ex-piloto da Fórmula 1 está animado com o retorno do autódromo brasiliense. “Essa pista tem uma coisa muito forte com o automobilismo brasileiro. Não mudem o traçado porque é o melhor que a gente tem no Brasil”, garante Rubens Barrichello.

Brasiliense, o ex-piloto Vítor Meira está animado com o esforço do GDF no tema. “O principal para a cidade de Brasília é a vida do autódromo. Se for com Fórmula 1, ótimo. Se não for, a vida do autódromo vai além. E se tem alguém com capacidade de concretizar esse grande sonho é o governador Ibaneis Rocha”, aposta Meira.

O icônico ex-piloto Raul Boesel também deu apoio ao Distrito Federal. “Brasília é uma cidade incrível, que tem infraestrutura para organizar grandes eventos. O automobilismo não poderia ficar fora de Brasília”.

Em tom saudoso, o comentarista Reginaldo Paes Leme lembrou das primeiras provas na cidade há mais de 40 anos. “Estive na corrida de Fórmula 1 em Brasília em 1975. Isso traduz um pouco a importância que teve esse autódromo para a história do nosso automobilismo. Um traçado extremamente técnico, desafiador e é disso que os pilotos gostam. [Capaz] de abrigar corridas de Fórmula 1, de Fórmula Indy e de Fórmula E”, elogia.

Ainda não há valores fechados e prazos para a entrega do autódromo. A expectativa é que ele esteja apto a receber provas em 2021. “Brasília tem vocação para corridas de carro. A cidade foi inaugurada com uma corrida”, lembra o presidente da Terracap, Izidio Santos.

O Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet tem 726.822 metros quadrados e fica no Setor de Recreação Pública Norte, próximo aos setores comercial e hoteleiro, na região central de Brasília. A estrutura foi inaugurada em 1974 e possui uma pista de 5.475,58 metros.

0
Publicidade

Participe da Enquete

Como você avalia o mandato do governador Ibaneis Rocha (MDB)?



ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2015-2020 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense