Curta nossa página

Arenaplex

Governo de Brasília quer entregar centro esportivo à iniciativa privada em 2017

Publicado

Foto/Imagem:


O governo do Distrito Federal quer que todo o centro esportivo – envolvendo o estádio Mané Garrincha, ginásio Nilson Nelson, complexo aquático Cláudio Coutinho e quadras poliesportivas – passe para as mãos de empresas privadas a partir de maio do ano que vem. A administradora da área, chamada de Arenaplex, deverá pagar um valor mensal ao governo. A quantia não foi informada.

A ideia foi apresentada pelo governador Rodrigo Rollemberg a empresários interessados nesta terça-feira (26). O gasto anual do GDF com a manutenção dos espaços é de R$ 13 milhões. “Brasília quer ser reconhecida como a cidade das parcerias. Nós temos um programa arrojado de parcerias com o setor privado. Nós entendemos que o momento da vida política nacional e local exige uma parceria cada vez maior do setor público e o setor privado para a melhoria dos serviços públicos ofertados à população.”

A empresa ganhadora poderá usar o complexo para novas atividades, como a criação de museus, academias de ginástica, clínicas esportivas, lojas e restaurantes. O objetivo é movimentar a região mesmo quando não houver jogos ou shows. As interessadas deverão arcar com os custos das análises de viabilidade técnica, financeira e jurídica.

Representantes de empresas como Paulo Octávio Construções, JC Gontijo e Brasal Incorporações acompanharam a apresentação. Diretor de novos negócios da GL Eventos, Rodolfo Bittencourt Andrade, disse que o grupo tem procurado alguns destinos no segmento de eventos corporativos e particulares. “Brasília, por ser a capital do Brasil, tem uma necessidade. Em pesquisa interna do grupo, a gente viu que Brasília tem movimentado bastantes eventos desde de tamanhos pequenos a grandes e carece de profissionalismo, que a gente traz para os destinos que a gente atua”, disse.

Segundo ele, o grupo tem estudado as prioridades para decidir no que vai investir. “A gente está buscando o que o governo quer lançar e de que forma vai fazer para que a gente tome uma decisão de que maneira a gente vai atuar”, afirmou.

O edital para chamar as empresas a fazerem os estudos foi publicado no dia 10 de março. Elas têm até o dia 9 de maio para apresentar requerimento. Após a autorização da Terracap, os empreendimentos terão até 120 dias para apresentar os estudos de viabilidade, propondo o modelo de negócios para o complexo esportivo. O estudo selecionado servirá como subsídio para a licitação, mas não garante que a empresa que tiver o projeto escolhido será a vencedora da licitação.

Rollemberg não descartou a possibilidade de expandir a ideia para outras áreas. Ele disse que estuda firmar parcerias com a iniciativa privada para a administração do Parque de Exposições da Granja do Torto, Jardim Zoológico de Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Parque da Cidade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense