Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Sanear Dengue
Mariana Raphael/Agência Saúde

Combate ao Aedes

GDF: Sanear Dengue vistoriou mais de 3 mil imóveis na última semana

Em meio à pandemia de Covid-19, as equipes da Vigilância Ambiental também tiveram que se reinventar no trabalho de campo. Junto ao colete de cor caqui e as mochilas amarelas, foi necessário incluir máscaras e luvas às vestimentas para que os profissionais se protegessem do novo coronavírus e passassem segurança à população, no momento das inspeções nos imóveis, em busca de focos do mosquito Aedes aegypti.

Inspeções em imóveis abandonados, vistorias em quintais e prédios públicos e particulares, tudo isso faz parte das ações desenvolvidas na busca e na eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti. Paralelamente ao trabalho de rotina, que ocorre em todas as 33 regiões administrativas, o DF ganhou neste ano a força do projeto Sanear Dengue, que conta com diversos órgãos do GDF na intensificação dessas ações de combate ao mosquito. A cada dia da semana as equipes atuam em uma cidade diferente.

Entre os dias 24 a 28 de agosto as equipes do Sanear vistoriaram 3.058 imóveis nas cidades de Planaltina, Recanto das Emas, Asa Sul, Paranoá e Gama. Em alguns locais foi necessário fazer uso de larvicida, mesmo em pleno período de seca no DF. Asa Sul foi a cidade com o maior número de depósitos que precisaram do tratamento: dos 4.050 depósitos vistoriados nas quadras da cidade, 149 foram tratados, principalmente em lixo mal acondicionado e entulho.

“O cronograma dessas atividades leva em consideração a situação epidemiológica de cada cidade. O trabalho em conjunto com outros órgãos é de suma importância para que seja possível eliminar o maior número possível de criadouros do mosquito e também dar a destinação correta aos materiais inservíveis que são retirados de imóveis e terrenos abandonados”, ressalta a diretora de Vigilância Ambiental, Jahila de Sousa Anselmo.

Dengue no DF

O Boletim Epidemiológico mais recente aponta que o DF contabilizou até o último dia 15 de agosto, 44.277 casos prováveis de dengue. Esse boletim traz também os dados das outras doenças provocadas pelo Aedes aegypti, chikungunya, zika e febre amarela, que continuam em queda no DF.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.