Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Curta nossa página

Ressocialização

GDF quer aumentar o número de internos em postos de trabalhos

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Joel Rodrigues/Agência Brasília


Para que internos do Distrito Federal tenham a oportunidade de recomeçar a vida, o Plano Estratégico 2019-2060 foca em ações para aumentar 50% o número de presos em postos de trabalhos ou em oficinas profissionalizantes. Entre as iniciativas do governo estão a implantação de lavanderias nas instalações da Penitenciária Feminina do DF  e uma oficina de panificação no Centro de Internamento e Reeducação e na Penitenciária do DF.

O Poder Executivo local também estuda ampliar convênios com empresas públicas e privadas para oferta de trabalho fora do sistema, em especial para aqueles que estão nos regimes aberto e semiaberto. “A ideia é promover uma sociedades pacífica e inclusiva para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à Justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e integradas em todos os níveis”, explica a secretária-adjunta de Planejamento da Secretaria de Fazenda, Orçamento e Gestão (SEF), Adriana Lorentino.

Eduarda (nome fictício), 39 anos, cumpre pena em regime semiaberto há oito meses e trabalha como auxiliar-administrativa em um órgão do GDF desde novembro de 2018. Ela ressalta a importância do emprego para sua ressocialização. “Quando saímos da cadeia, encontramos um mundo diferente aqui fora. Estar no mercado de trabalho torna as coisas menos difíceis e faz a gente acreditar que seremos aceitos”, comenta ela – que trabalha desde os 17 anos.

Outras ações

O governo também pretende reduzir o déficit carcerário em 42%. Segundo dados de 2018, o sistema penitenciário possuía 7.395 vagas e abrigava 16.377 presos, dos quais 3.382 em regime provisório, 4.960 em regime semiaberto e 8.035 em regime fechado.

A ideia é criar a Câmara Técnica de Monitoramento do Sistema Prisional para a elaboração de diagnóstico qualificado e construir quatro centros de detenção provisória, uma penitenciária e um estabelecimento para internos em regime semiaberto.

Para que a medida saia do papel, também haverá a ampliação do número de tornozeleiras eletrônicas utilizadas; implantação de segurança perimetral, incluindo sistema de videomonitoramento e biometria em todas as unidades prisionais e a construção do Centro Integrado de Atenção Psicossocial do Paciente Judiciário (Ciap/PJ-DF).

“O aumento do quantitativo de presos e a ausência da ampliação de vagas na mesma proporção é um desafio para o Distrito Federal. É imprescindível o aprimoramento do sistema penitenciário, com foco na otimização dos recursos e promoção da cidadania carcerária”, reforça Adriana Lorentino.

Ainda de acordo com o Plano Estratégico 2019-2060, o GDF pretende reduzir em 10% o retorno do egresso ao sistema penitenciário implantando serviço de acompanhamento e assistência ao preso e seus familiares, ampliação da oferta de escolarização às pessoas jovens, adultas e idosas em cumprimento de pena judicial de privação de liberdade no Sistema Prisional do DF, além da implantação da Central Integrada de Alternativas Penais para acompanhamento psicossocial das pessoas que cumprem penas alternativas e aos monitorados eletronicamente.

Brasília Ambiental

Castração de cães e gatos na Estrutural começa segunda (14)

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília

As cirurgias da campanha de castração de cães e gatos do Brasília Ambiental terão início nesta segunda-feira (14), a partir das 8h, na unidade do Castramóvel que ficará estacionado na Administração Regional da Cidade Estrutural.

O órgão divulgou o resultado dos 500 animais inscritos para atendimento em ordem alfabética. Basta procurar pelo nome do tutor para visualizar a data em que está previamente agendado o atendimento do animal. Para acessar a lista, clique aqui.

Na listagem foi indicado, também, o horário que o tutor deve comparecer à unidade móvel. Em caso de necessidade de modificação do dia da cirurgia, basta ligar para o número (61) 99635-7925 e reagendar nova data.

Em 2019, o Brasília Ambiental realizou 4.257 atendimentos de animais com campanhas realizadas em Taguatinga, Ceilândia, São Sebastião, Paranoá e Santa Maria.

Continuar lendo

Sábado, 12 de outubro

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia das Crianças

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Neste sábado (12) é feriado nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida – e, também, Dia das Crianças –, e, com isso, parte dos serviços públicos do DF, pontos turísticos e equipamentos culturais terão horário diferenciado de funcionamento.

Confira o que abre e o que fecha

Shopping centers e supermercados funcionarão normalmente, segundo a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio). Bares e restaurantes também estão preparados para receber a população em horário regular. No comércio, as farmácias que não estiverem em regime de plantão também poderão abrir suas portas.

Os hospitais regionais, o Samu e as Upas também funcionam normalmente. Já o Hemocentro e as unidades básicas de saúde (UBS) estarão fechados, inclusive aquelas que usualmente funcionam aos sábados.

Quem queria aproveitar o dia para buscar os serviços oferecidos pelo Na Hora vai ter que esperar um pouco mais. Neste sábado, todas as unidades estarão fechadas e só voltam a funcionar na segunda-feira, a partir das 7h30.

Os 14 restaurantes comunitários também estarão fechados neste feriado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, os estabelecimentos voltam a servir as refeições (no valor de R$ 1), a partir de segunda (14), de 11h às 14h.

O transporte coletivo sofrerá alterações para ampliar a oferta à população. Segundo a Secretaria de Mobilidade, os ônibus vão circular com a escala comum de sábado e não de feriado. O que significa que 60% da frota estará em operação. E não 40%, como ocorre nos feriados.

Já a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai disponibilizar os trens em horário semanal rotineiro, das 5h30 às 23h30.

Programação especial

Mesmo dia em que se comemora o Dia das Crianças, o sábado está repleto de atrações culturais e diversão para a criançada. O Jardim Zoológico abre normalmente, de 8h30 às 17h, com programação especial.

Quem quiser contemplar a natureza poderá desfrutar de momentos especiais em qualquer um dos parques ecológicos do Brasília Ambiental, que funcionarão normalmente. Outra opção é o Jardim Botânico, que abrirá os portões para receber as famílias em horário usual, de 9h às 17h.

A tradicional feira de sábado na Ceasa-DF também está garantida. O Mercado Livre do Produtor (Ceasa-DF) vai funcionar como o habitual, de 5h às 14h.

Cultura

A Secretaria de Cultura informa que a Biblioteca Pública de Brasília e o Centro de Dança estarão fechados entre esta sexta-feira (11) até o domingo (13) para dedetização. Os dois espaços voltam a atender o público a partir de segunda-feira (14).

Já o Centro Cultural de Planaltina e o Espaço Cultural Renato Russo (W3 Sul) estão abertos com programações especiais.

A Biblioteca Nacional de Brasília abre sábado e domingo de 8h às 14h. Já a Casa do Cantador funciona no sábado, de 8h às 23h, e estará fechada no domingo.

O Centro Cultural Três Poderes – funcionamento normal nos dois dias, de 9h às 18h. O Cine Brasília tem programação normal, confira aqui. O Complexo Cultural Samambaia: sábado e domingo aberto de 8h às 20h.

O Memorial dos Povos Indígenas funciona no fim de semana, de 10h às 17h. E o Museu Vivo da Memória Candanga terá funcionamento normal, de 9h às 17h.

Por fim, o Museu Nacional da República estará aberto à visitação das 9h às 18h30. E o Museu do Catetinho,  de 9h às 17h.

Segurança

Para garantir a festa em paz, a Secretaria de Segurança informa que todas delegacias do Distrito Federal estarão funcionando 24 horas ininterruptamente. Entram, também, no mesmo regime de plantão, três especializadas: Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e DCA II).

Para controlar o trânsito, o Detran-DF e o DER-DF vão trabalhar em esquema de plantão de fiscalização e ações educativas. Os três centros de atendimento ao Turista (CATs) localizados na Praça dos Três Poderes e nos setores hoteleiros Sul e Norte, funcionarão normalmente, de 9h às 18h.

Continuar lendo

Desenvolvimento econômico

BRB e CNC firmam acordo para facilitar crédito no Centro-Oeste

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Divulgação

O Banco de Brasília (BRB) firmou acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e vai oferecer acesso ao crédito a todas as entidades sindicais ligadas à CNC no Centro-Oeste, área de atuação do Banco, incluindo empresas e pessoas ligadas ao SESC (Serviço Social do Comércio) e ao SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A oferta de produtos e serviços, em condições diferenciadas, vai contribuir para o desenvolvimento econômico de toda a região.

O acordo de cooperação firmado na sede da CNC, no Rio, prevê, por parte de todas as empresas vinculadas aos sindicatos e federações, acesso às linhas de crédito destinadas a investimento e produtos e serviços do BRB voltados às micro, pequenas e médias empresas. Permite, ainda, preferência ao BRB no atendimento de produtos de seguros e na movimentação de aplicações financeiras.

Entre os benefícios previstos no acordo com a CNC, taxas de financiamento a partir de 0,92% a.m., prazo de até 120 meses e carência de até um ano para o pagamento da primeira parcela; capital de giro a 0,92% a.m. e prazo de 60 meses; 100% de desconto na primeira anuidade do cartão empresarial e conta garantida com taxas de 1,02% a.m. Outras facilidades também serão oferecidas para as empresas que optarem por trazer a folha de pagamento para o BRB. Um cartão Co-Brand faz ainda parte do pacote.

As condições especiais também estarão disponíveis para os trabalhadores filiados aos sindicatos da CNC, que vão ter à disposição 10 dias sem juros no cheque especial; financiamento imobiliário com taxas a partir de 7,50% a.a.; seguro residencial a partir de R$ 19,90; 10% de desconto (sobre a melhor proposta de mercado) para seguro auto.

“A parceria entre o BRB e a CNC marca um novo posicionamento do BRB, mais próximo ao setor produtivo. O acordo vai permitir a oferta de um portifólio completo como forma de auxiliar o desenvolvimento econômico de todo o Centro-Oeste”, afirmou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, e o secretário de Economia, André Clemente, acompanharam a cerimônia de assinatura. Aos presidentes de federações de comércio de diferentes Estados, Ibaneis Rocha destacou a importância de Brasília e do esforço para desonerar tributos, ajustar as contas e reativar o setor produtivo. “Estamos trabalhando para colocar a cidade no eixo do desenvolvimento. Brasília tem um potencial grande, facilidade logística, um dos melhores aeroportos do País e possibilidade de investimento muito grande”, disse.

O governador também ressaltou os investimentos que estão sendo feitos no BRB, em especial na área de tecnologia, “com o objetivo de alavancar o desenvolvimento de toda a região”.

Para a CNC, José Roberto Tadros, o acordo com BRB fortalece o sistema S e no Centro-Oeste e vai render bons negócios. “Vislumbro um belo futuro. Abrimos um importante canal de negociação”, afirmou.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2015-2019 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - SIG Quadra 01, Lote 385, Platinum Office, Sala 117 - Brasília-DF - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores.