Curta nossa página

Procura não programada

GDF pede para Ministério da Saúde enviar mais doses de vacina contra a Covid-19

Publicado

Foto/Imagem: Javier Zayas
Agência Saúde-DF

A luta para que mais doses da vacina contra a Covid-19 cheguem aos moradores do Distrito Federal levou nesta terça-feira (30) o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Gilberto Occhi, ao gabinete do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.



Eles explicaram ao ministro que, por causa da localização, a capital do País vem recebendo moradores de municípios vizinhos da região do Entorno, especialmente de Goiás, que lotam a rede de saúde distrital em busca de imunização contra o coronavírus.

Essa procura não programada tem prejudicado o atendimento à população local, tanto que a Secretaria de Saúde estuda a possibilidade de exigir comprovante de residência para garantir que nos postos da rede só sejam vacinados os moradores das regiões administrativas do DF. Caso o Ministério da Saúde (MS) amplie o número de doses, o DF poderá atender também parte dos moradores do Entorno, segundo a SES.

Okumoto e Occhi também reivindicaram que o MS aumente a quantidade de medicamentos destinados a Brasília para tratamento de pacientes com Covid-19. Foram solicitados, ainda, equipamentos hospitalares, como acelerador linear para tratamento oncológico, aparelhos para hemodiálise e monitores multiparamétricos. O aparato tecnológico atenderá diversas áreas, entre elas a Oncologia, a Nefrologia e a Terapia Intensiva (UTI), tanto em unidades da SES quanto do Iges.

Atualizado em 31/03/2021 – 07:55.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana