Curta nossa página

Cidade Inteligente

GDF+: aplicativo permitirá interação com gestores do Distrito Federal

Publicado

Aplicativo GDF+
Foto/Imagem: Getty Images


Já pensou o Distrito Federal, onde fica a capital do país, se tornar referência como uma Cidade Inteligente? Esta realidade está mais próxima do que se imagina. Uma parceria celebrada entre o Instituto de Desenvolvimento, Inclusão Social e Cultural (IDISC) com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do DF (SECTI), atua em prol de ampliar a capacidade participativa do cidadão por meio da tecnologia.

Assim sendo, em abril deste ano, o aplicativo chamado GDF+ será lançado na Região Administrativa do Gama para facilitar o acesso da população com os gestores locais. A plataforma irá contribuir para que os mais de 150 mil moradores da região possam compartilhar, em tempo real, as ocorrências que acontecem, auxiliando assim, os órgãos competentes nas soluções para os problemas locais.

Desenvolvido pelo IDISC, o aplicativo que utiliza o sistema MGVO2 será gratuito e poderá ser baixado para Android e iOS. Neste projeto piloto, o app irá funcionar como uma espécie de rede social, onde o público poderá deixar comentários sobre os serviços e espaços públicos da região.

O principal diferencial do aplicativo é a utilização da geolocalização. Assim, o administrador da região, ao verificar a manifestação do cidadão, conseguirá ver exatamente onde ocorreu o fato por meio de um mapa em que ficará marcada a localização da sugestão ou reclamação feita pelo usuário.

GDF+

Batizado de Cidade Inteligente, o projeto tem como objetivo funcionar como uma espécie de ouvidoria, onde o gestor da administração regional da cidade terá acesso por meio de geolocalização às demandas populacionais.

“A ideia é que essa metodologia de gestão governamental eletrônica seja um auxílio na formulação de políticas públicas de cada região do DF, mas inicialmente, começaremos pelo Gama”, explica Alexandra Leite, coordenadora geral do IDISC.

E completa: “Ter a participação da população será essencial para promover a melhoria da qualidade de vida. Por meio do aperfeiçoamento de tecnologias é possível trabalhar com soluções técnicas para resolver todas as demandas”, pontua.

Ainda segundo Alexandra, a expectativa desse aplicativo é de que outros Estados, Cidades ou Municípios possam adquirir e implementar o sistema.

“É uma tecnologia funcional e de fácil mobilidade para o cidadão. Além disso, a ferramenta faz com que o usuário participe de forma mais ativa das demandas do local onde mora.

O início do projeto será na região administrativa do Gama, uma vez que o local é bastante movimentado e tem circulação média de 200 mil pessoas por dia. Contudo, a intenção do Instituto é estender o serviço a todas as localidades do DF.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense