Cidades

Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro é inaugurado em Águas Claras

em

O Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (11), em Águas Claras, com estimativa de rotatividade média de 5 mil pessoas por dia. Até então, as ações judiciais tramitavam no fórum de Taguatinga, onde a expectativa agora é de desafogar 47% dos processos, segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Na inauguração, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, ressaltou a importância do espaço. “Vai facilitar o acesso à Justiça principalmente para os moradores de Águas Claras, de Vicente Pires e de Arniqueira.” Para o presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, a melhoria vai diminuir o tempo de transporte dos requerentes dos processos. “Águas Claras estava refém de Taguatinga e agora tem uma representação populacional que precisa desse fórum.”

Varas
Com 6.856,8 metros quadrados de área construída, o prédio abriga seis varas: duas cíveis, uma criminal e tribunal do júri, uma de família e de órfãos e sucessões; um juizado especial cível; um juizado especial; e um juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher, como está previsto na Resolução n°1, de 8 de janeiro de 2016, do TJDFT.

A obra começou em 2012, esteve paralisada por problemas financeiros e foi retomada em meados de 2014. O recurso para o projeto veio da União. O paulista Helládio Toledo Monteiro, que dá nome ao prédio, foi presidente do tribunal em 1984.

Reconhecimento
O diretor do fórum, desembargador Carlos Bismarck Piske, afirmou que o local é importante não só para a população, mas também para a imagem da região administrativa. “O reconhecimento de Águas Claras como um polo comercial e político demonstra respeito pela enorme população que não vai ter mais que se deslocar para outra região administrativa e agora vai ser atendida na própria cidade.”

Na solenidade, o governador hasteou a bandeira ao lado do presidente do tribunal e da presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Celina Leão (PPS), enquanto a banda do Corpo de Bombeiros Militar tocava o Hino Nacional.

Também estiveram presente a deputada distrital Telma Rufino (Sem Partido), o administrador regional de Águas Claras, Valdeci Machado, e o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, entre outras autoridades.

Fórum Desembargador Helládio Toledo Monteiro
Quadra 202, Lote 1, Praça Irerê, Águas Claras
Das 12 às 19 horas

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile