Previsto para 2018
Fórum Alternativo Mundial da Água terá apoio do governo de Brasília
Representantes de entidades integrantes do Fórum Alternativo Mundial da Água estiveram no Palácio do Buriti, na noite desta sexta-feira (9), para discutir aspectos da programação prevista para 2018.
O grupo pediu apoio do governador Rodrigo Rollemberg ao evento paralelo ao 8º Fórum Mundial da Água, que será sediado em Brasília de 18 a 23 de março do próximo ano. “Temos todo interesse em garantir que essa temática seja abordada de forma diversa e em todos os setores da sociedade”, disse o chefe do Executivo.
A previsão é que a programação alternativa do fórum aconteça de 17 a 19 de março de 2018, com o tema Água é direito, não mercadoria.
À frente da organização do encontro paralelo, o ambientalista Pedro Ivo Batista, representante da ONG Associação Alternativa Terrazul, explicou que o objetivo do grupo é dialogar com o evento oficial, mas sob outra perspectiva.
O local para sediar o fórum alternativo ainda não está definido. “Queremos debater a temática em uma abordagem da água como direito fundamental e para todos, fora da esfera privada”, reforçou Batista.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), Paulo Salles, destacou o tema do evento de 2018 – Compartilhando Água – como fundamental para pensar a integração entre as duas iniciativas.
“Nosso objetivo é estimular uma cultura de paz em relação ao uso da água. A ideia é compartilhar não só os recursos hídricos, mas também as responsabilidades”, definiu.
Serão criados dois grupos de trabalho, um do governo de Brasília e outro da entidade, para articular as expetativas entre os eventos.
Formado por cerca de 50 entidades, o fórum alternativo reúne sindicatos, movimentos populares, ambientalistas, universidades e igrejas. O comitê do movimento, lançado nesta semana, foi apresentado em Brasília nesta sexta-feira (9), em evento na Universidade de Brasília (UnB).
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF
-
Transporte públicoProgrma Vai de Graça do GDF completa um ano com mais de 38,2 milhões de viagens
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Investimento de R$ 28 milhõesIbaneis entrega 56 novos veículos para reforçar frota da Secretaria de Saúde
-
Pessoas físicasCAIXA amplia financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões
-
Segurança PúblicaDF registra fevereiro com menor número de homicídios de toda série histórica