Cidades

Fiscalização fecha o cerco a condutores alcoolizados no DF

em

Tony Winston/Agência Brasília

Durante o Carnaval, quando a fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal e dos demais órgãos de fiscalização é focada, principalmente, no combate à embriaguez ao volante, um novo procedimento vai permitir que o condutor flagrado sob efeito de álcool seja preso mesmo quando se recusar a fazer o teste do bafômetro.

De acordo com a Recomendação nº 006, de 14 de dezembro de 2018, da Corregedoria-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, os delegados de polícia podem realizar a prisão em flagrante de condutores embriagados utilizando como prova material o Termo de Constatação de Embriaguez lavrado pelo agente de trânsito, após análise técnica e jurídica dos fatos.

Com a medida, basta que o condutor apresente notórios sinais de embriaguez para ser preso. O crime de trânsito é previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da prisão em flagrante, o condutor alcoolizado responde administrativamente, conforme previsto no artigo 165 do CTB, sendo penalizado com multa de R$ 2.934,70 ou de R$ 5.869,40 – em caso de reincidência – e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Antes, apenas os condutores que tivessem a embriaguez comprovada pelo laudo emitido por meio do equipamento metrológico ou do exame de sangue eram presos e respondiam criminalmente por dirigir sob efeito de álcool. Assim, muitos condutores se valiam da prerrogativa de recursar o teste do etilômetro para escapar da prisão em flagrante e responder apenas administrativamente, com multa e processo de suspensão do direito de dirigir.

Os procedimentos de emissão de Termo de Constatação e o encaminhamento do condutor à delegacia estão alinhados com a Polícia Militar do Distrito Federal, que também realiza operações da Lei Seca no DF.

Preservando vidas

A medida proposta pela Corregedoria da PCDF aumenta a segurança no trânsito e preserva vidas, já que visa retirar das ruas o condutor alcoolizado antes que ele se envolva em acidente, colocando em risco a própria vida e a de outros usuários da via. Ao conduzi-lo à delegacia, evita-se que o condutor possa burlar a fiscalização e continuar dirigindo, como já ocorreu em alguns casos em que um mesmo condutor embriagado foi flagrado em mais de uma blitz na mesma noite.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile