Festival de Cinema do Paranoá está com inscrições abertas

Cidades

Festival de Cinema do Paranoá está com inscrições abertas

em

Oitava Arte Produções

São centenas de histórias nas telonas do cinema. O 3º Festival de Cinema do Paranoá 2019 chega para criar laços e fortalecer o protagonismo. O produtor cultural, diretor, roteirista e ator potiguar radicado em Brasília, Januário Jr., prova que é possível incluir o cinema como ferramenta de integração comunitária. E é no Paranoá que a iniciativa foi plantada por ele e repercute fortalecendo cada vez mais a formação de plateia e cultura da região. Januário, que reside na cidade há mais de dez anos, realizou em 2016 a primeira Mostra Curtas Paranoá. A mostra cresceu e se transformou em festival em 2018, com direito a aplausos e a inserção da comunidade do Distrito Federal no mercado cinematográfico.

Para a terceira edição, o FestCineParanoá traz mais novidades em sua programação. Serão mostras, oficinas, protagonismo feminino e sessão para pessoas com deficiência auditiva. De 21 a 27 de outubro, o cinema tomará conta das escolas, das ruas e do Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá e Itapoã – CEDEP (Qd 9 Conjunto D Área Especial 1).

E quem não se inscreveu, ainda dá tempo. Até o dia 16 de agosto, a curadoria recebe filmes de até 20 minutos de todo território nacional. O regulamento e mais informações inscrições gratuitas estão no site.

Até agora, mais de 200 filmes foram inscritos para participar do festival, que traz a temática Protagonismo e Diálogos Horizontais. Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva Distrital e Cidades do Entorno do DF, Mostra Interativa para Surdos, Mostra Universitária e Mostra Estudantil Distrital e Cidades do Entorno do DF vão compor a programação.

“Podem ser produções de qualquer gênero. Nosso intuito é abrir portas e garantir a diversidade. E 25% dos selecionados serão filmes de autoria feminina. Queremos fortalecer o protagonismo feminino no audiovisual. Além disso, optamos por trabalhar com uma equipe local para enaltecer ainda mais o polo de arte e dar visibilidade para uma galera que está fazendo cinema no Paranoá”, pontua uma das coordenadoras, Patrícia Antunes.

Sobre a temática de 2019, a coordenadora e produtora executiva Luciana Holanda explica: “O festival deseja favorecer o diálogo horizontal e libertador. Temos que estar ali, todos no mesmo chão, nos comunicando diretamente. Queremos também afirmar o protagonismo das periferias e seus sujeitos, dando espaço e voz às suas autênticas e legítimas narrativas”.

Neste ano, os vencedores do 3º Festival de Cinema do Paranoá levarão para casa o Troféu Oficial do Festival, além da premiação em dinheiro. Serão R$ 17 mil divididos entre as categorias, dentre melhor filme, atuação, direção, direção de fotografia, montagem e outros. Os filmes selecionados serão divulgados nos canais oficiais do festival e na imprensa.

“É muito gratificante iniciar esta ponte entre realizadoras e realizadores do Brasil inteiro e a comunidade. Queremos estimular o ‘papo de cinema’, onde as pessoas falem sobre o festival e comentem sobre os filmes pelas ruas, no ônibus e nas conversas do cotidiano”, destaca Januário Jr.

A 3ª edição do festival é uma realização da Oitava Arte Produções com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com vários apoios e parcerias de instituições e empresas da cidade e do DF.

Sobre o Festival de Cinema do Paranoá

Criado em 2016, na época como mostra, o hoje Festival de Cinema do Paranoá é uma janela de fortalecimento da diversidade, um ambiente onde há partilha de saberes, culturas e valores que promovem a integração de diferentes manifestações e linguagens artísticas. Tudo isto a partir do cinema de curtas-metragens paranoaenses, distritais e nacionais. Explorando novas dimensões e criando sinergias capazes de projetar vozes e reafirmar o protagonismo das legítimas narrativas dos movimentos de periferia, o festival abre espaço também para o aprendizado, intercâmbios e reflexões críticas, visando a construção de uma sociedade plural capaz de transformar vidas e mentalidades.


3ª edição do Festival de Cinema do Paranoá

  • De 21 a 27 de outubro
  • Local: Escolas, ruas e no Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá CEDEP (Qd 9 Conjunto D)
  • Entrada gratuita




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile