Crise Hidríca
Fercal e São Sebastião vão entrar no rodízio de água na quarta-feira (6)
Marcus Castro, Edição
As regiões administrativas de São Sebastião e da Fercal e os Setores Habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho entrarão no rodízio de fornecimento de água na quarta-feira (6). Cerca de 150 mil habitantes serão afetados pela medida.
De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), os locais são abastecidos por poços tubulares profundos e captações superficiais que tiveram a produção reduzida com o aumento da estiagem em Brasília.
A diminuição da disponibilidade hídrica, o crescimento da demanda de água devido ao calor e à baixa umidade, além do grande número de ligações clandestinas nessas regiões, são fatores que intensificam o estado crítico de abastecimento.
O rodízio ocorrerá no ciclo de seis dias, com o fornecimento interrompido em áreas específicas durante 24 horas.
Nos dois dias seguintes à interrupção, a localidade estará no modo de estabilização do sistema. O abastecimento de água não retorna de imediato, mas de forma gradativa para que não haja danos às estruturas físicas, o que agravaria ainda mais a situação.
Funcionará assim: haverá um dia de corte (24 horas), dois dias em fase de estabilização e três com abastecimento normalizado, e assim continuamente, até que o rodízio não seja mais necessário.
Segundo a Caesb, a medida vai perdurar pelo tempo necessário para restabelecer as condições de segurança hídrica do abastecimento pelos reservatórios de água.
Informações sobre o cronograma estarão no site da companhia e poderão ser obtidas também pelo telefone 115.
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF
-
Transporte públicoProgrma Vai de Graça do GDF completa um ano com mais de 38,2 milhões de viagens
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Investimento de R$ 28 milhõesIbaneis entrega 56 novos veículos para reforçar frota da Secretaria de Saúde
-
Pessoas físicasCAIXA amplia financiamento para imóveis acima de R$ 2,25 milhões
-
Segurança PúblicaDF registra fevereiro com menor número de homicídios de toda série histórica