Curta nossa página

De fevereiro a julho

Fazenda divulga calendário com as datas de vencimento do IPVA 2023

Publicado

IPVA 2023 DF
Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília


Foi publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a portaria que fixa as datas de vencimento das parcelas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), conforme o algarismo final da placa do veículo, para o exercício de 2023.

Portaria nº 35, de 24 de novembro de 2022, determina que o IPVA 2023 poderá ser pago em até seis parcelas sucessivas e de iguais valores, não podendo cada valor ser inferior a R$ 50. No caso de o IPVA ser inferior a R$ 100, o pagamento deverá ser feito em cota única.

Os carnês do IPVA 2023 serão enviados pela Secretaria de Economia por correspondência para os endereços cadastrados. No entanto, caso o contribuinte não esteja com o boleto em mãos no momento do pagamento ou queira emitir o próprio documento, basta ir no Portal de Serviços da Receita do DF ou no aplicativo Economia DF de forma rápida, prática e 100% segura.

Pelo site, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo. O sistema oferece então as opções para imprimir boleto, salvar o documento virtual, copiar o código de barras ou parcelar no cartão de crédito. Para pagamento com cartão, o contribuinte é direcionado para os sites das empresas credenciadas para fazer o serviço. As taxas de juros deste parcelamento variam de acordo com o serviço escolhido.

Já no aplicativo Economia DF, ao informar o Renavam, o contribuinte pode copiar diretamente a linha digitável do código de barras para realizar o pagamento pelo app do seu banco.

Os participantes do Nota Legal que fizerem indicação de créditos para desconto no IPVA 2023 devem gerar os boletos pelo site ou pelo app para atualizar o valor final com o desconto.

Confira a tabela com as datas de vencimento das parcelas do IPVA:

IPVA 2023 DF

Divulgação/Secretaria de Fazenda

Atualizado em 29/11/2022 – 13:59.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana