Não compartilhe
Fake news: por que é tão importante buscar fontes confiáveis de notícias?
Você já deve estar cansado de ouvir falar em fake news, certo? Mas o fato é que elas são um mal que afeta profundamente a nossa sociedade, e se mostraram ainda mais nocivas durante o combate à pandemia. Uma das principais armas que temos contra elas é a busca por informações confiáveis.
Nesse artigo, vamos explicar porque as fake news têm conseguido tanto espaço em nossa rotina. Também vamos explicar a importância de se buscar fontes confiáveis de notícia e dar dicas para que você consiga buscas essas fontes. Acompanhe conosco!
Por que as fake news estão tão difíceis de combater?
A principal culpada da disseminação incontrolável de fake news é a internet, e de forma particular, o uso massivo dos smartphones. O acesso à informação de forma muito imediata faz com que as pessoas repassem informações nas redes sociais sem verificarem a sua veracidade, e a velocidade dessa transmissão é praticamente instantânea. Isso é particularmente notável no Facebook, que reúne mais de dois bilhões de usuários.
Outro empecilho é o fato de os sites de fake news serem muito difíceis de eliminar, ao tempo em que se derruba um, podem surgir outros vários em seu lugar. Eles também geralmente são configurados de forma a serem muito similares aos sites de notícias confiáveis, e seu único objetivo é fazer com que as informações falsas viralizem.
Por que é tão importante buscar fontes confiáveis?
Como é muito difícil eliminar as fake news da internet, a busca por fontes confiáveis é a principal arma com a qual contamos para combater os seus efeitos nocivos. Ao se criar o hábito de procurar as informações em sites verificados, evita-se a transmissão de notícias que não são verídicas.
É muito importante buscar fontes confiáveis e cortar a transmissão o mais rápido possível, porque as fake news podem ter um alto impacto negativo na vida das pessoas. Esse impacto pode afetar até mesmo a saúde pública, quando informações errôneas sobre a transmissão do coronavírus são transmitidas, por exemplo, ou quando legitimam falsamente os movimentos antivacina.
Elas também podem ter impacto econômico, afetando a bolsa de valores, e foram muito prejudiciais nos últimos processos eleitorais. Assim, se torna imperativo combatê-las através das fontes confiáveis de informação.
Dicas para encontrar fontes confiáveis de notícias
Antes de tudo, não compartilhe. Se você não tem certeza da procedência de uma notícia, guarde-a para você até que você possa verificá-la. Depois, fique atento ao nome do site, se não for uma fonte de notícias verificada e conhecida, pode desconfiar. Porém, como os sites de fake news são muito bons em copiarem sites sérios, siga mais alguns passos antes de tomar a informação como verdadeira.
Verifique a data da notícia, às vezes uma informação não é falsa, mas já é antiga e irrelevante para o momento. Depois, verifique a ortografia do texto, pois esse pode ser um bom sinal de uma fake news. Por fim, cheque os sites de notícias nos quais você efetivamente confia e veja se algum deles reproduziu a mesma notícia. Se a resposta for ‘não’, aguarde até que eles o façam para compartilhá-la.
Esperamos ter ajudado você a entender a importância das fontes confiáveis e de se combater as fake news. Para mais textos sobre comunicação e diversos assuntos, continue navegando pelo nosso site!
Atualizado em 01/02/2021 – 23:54.
-
Saúde Mais Perto do Cidadão
GDF leva atendimentos médicos gratuitos para a população de Samambaia
-
Mais de 16 mil vagas
Centros olímpicos e paralímpicos recebem inscrições até 20/09
-
Segunda, 2 de setembro
Semana começa com 698 oportunidades de emprego no DF e Entorno
-
Acumulada
Concurso 2771 da Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 33 milhões nesta sexta (6)
-
Painel de Monitoramento das Arboviroses
Brasil já registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
-
Setembro de 2024
Aneel reduz patamar de bandeira vermelha após erros de informações
-
Cuidados redobrados
DF está em alerta vermelho para baixa umidade e risco de incêndios florestais
-
Dias 7 e 8 de setembro
Brasília recebe retorno do Assados do Fred Parrilla de Rua, na 306 Sul