Curta nossa página

Diversão & Arte

Faculdade Dulcina de Moraes recebe Geladeira do Livro, dia 14

em

Luciana Ribeiro

O projeto Geladeira do Livro – Projeto Refresque Ideias, surgiu em 2011, a partir das experiências do seu idealizador, Lucas Rafael. Lucas tinha em sua casa, uma geladeira que queimou, e achava um desperdício jogá-la fora, então começou a utilizá-la como um armário. E a partir de suas próprias vivências de produção cultural e intervenções urbanas interativas, nasceu a Geladeira do Livro – Projeto Refresque Ideias.

A Geladeira do Livro é um projeto de autogestão, sociocultural e fomentador do conhecimento de forma simples e direta. Trazendo para qualquer indivíduo de forma gratuita o processo de se educar, de conhecer, de aprender e de se divertir. Buscando sempre, o desenvolvimento social da comunidade onde a geladeira é instalada.

O projeto Refresque Ideias, arrecada geladeiras e livros, e a cada instalação promove uma ação cultural com artes visuais, música e poesia. Se dentro da geladeira há o conhecimento, por fora existe a arte, em desenhos feitos por grafiteiros e artistas da própria comunidade, onde a geladeira do livro será instalada, agregando valor cultural e social ao projeto. E ainda, transformando o espaço público de forma interativa e lúdica.

A ideia principal do projeto é a reutilização de geladeiras velhas, transformando-as em bibliotecas comunitárias gratuitas. As geladeiras do livro funcionam como uma biblioteca comum, porém não há necessidade de registros. As regras são simples: a pessoa pode doar livros ou pegar para ler e devolver quando quiser.

Para a instalação do dia 14, no Hall da Galeria Dulcina de Moraes, teremos as atrações musicais Ayla e Sérgio, Kika Ribeiro, África Tática e Tríptico dança; os grafiteiros Julimar dos Santos e Juliana Borgê; a Banca de poetas e Fernanda Morgani; Ivan Proença do Quiosque cultural e livros de autores do DF; Contação de histórias com Rêgo Júnior e palco aberto para manifestações artísticas.

Serviço

  • Data: 14/04/18
  • Local: Hall da Galeria Dulcina de Moraes, Conic, Brasília, DF
  • Hora: 14 às 20h
  • Gratuito

Continuar lendo
Publicidade

Diversão & Arte

“Baila Comigo” movimenta o Pier 21 nesta terça-feira (24)

em

Publicado por

Divulgação

Nesta terça-feira, 24 de abril, o Pier 21 vai se transformar em um grande salão para os amantes da dança. A iniciativa batizada de “Baila Comigo” terá entrada franca e contará com várias surpresas.

Com o propósito de realizar o intercâmbio com os diversos estilos de dança de salão, o evento é aberto para dançarinos, professores, coreógrafos e público em geral que quiser aventurar em dar os primeiros passos.

Imagine uma atividade física que auxilie na perda de peso, gere bem-estar físico e mental e ainda seja divertida: assim é a dança de salão. Para quem não se interessa pelas academias, esta é uma boa opção de atividade física.

Dentre os diversos ritmos de dança, os mais populares são forró, samba, bolero e sertanejo, que são inclusive os mais tocados em festas e bailes.

Benefícios – A dança traz diversos benefícios para quem pratica, sendo eles físicos, mentais e sociais. Na parte física, podemos notar:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Estimulação da circulação sanguínea;
  • Melhora na capacidade respiratória;
  • Manutenção e/ou perda de peso;
  • Fortalecimento dos músculos, principalmente das pernas;
  • Aumento do equilíbrio.

Já para os aspectos mentais e sociais, a dança reflete em:

  • Diminuição da timidez;
  • Maior contato social, pois geralmente as escolas promovem bailes ou grupos que saem para dançar em outros locais;
  • Maior confiança e autoestima.

Quem pode dançar? – Esta é uma das maravilhas da dança de salão: ela não possui restrição de idade, permitindo que jovens, adultos e idosos possam praticá-la. Além disso, também não é necessário entrar nas aulas com um par, pois os alunos podem dançar entre si.

O que é preciso para começar? – Para “bailar” não há grande investimento em equipamentos como em outros exercícios físicos, sendo necessário se atentar apenas ao vestuário, utilizando roupas e sapatos confortáveis.

Baila Comigo
Terça-feira, dia 24 de abril, das 19h às 23h
Praça Rosa dos Ventos
Entrada franca e censura livre
Pier 21 – Setor de Clubes Esportivo Sul, Trecho 2, Lote 32

Continuar lendo

Diversão & Arte

JK Shopping oferece atrações para o público de todas as idades

em

Publicado por

Telmo Ximenes

Opções de diversão não faltam no JK shopping, e o melhor, são dessas que agradam a todos os públicos, não importa a idade. Para começar, uma atração que desafia até os mais corajosos, a “Invasão Alien”, misterioso labirinto cheio de surpresas assustadoras. Já para os fãs de futebol, um espaço criado especialmente para a troca de figurinhas vai dar aquele empurrãozinho para quem quer completar o álbum oficial da Copa do Mundo da Rússia 2018.

Invasão Alien – Quem quiser se aventurar pelo labirinto alienígena tem até o dia 10 de junho. Ele está no piso L2, próximo ao cinema. Um grupo, de no máximo 6 pessoas, pode escolher entre 5 opções de percursos diferentes, cada um com um tema. O desafio é achar a saída, o que normalmente leva entre 7 e 10 minutos, mas esse tempo pode variar para mais ou para menos, tudo depende do grupo e da escolha do percurso. Depois de definir o trajeto, é só se preparar para a aventura.

Confira as opções de percursos:

  • Coragem: preparado especialmente para crianças abaixo de 7 anos, acompanhadas pelo responsável. Ideal para quem não gosta de grandes sustos.
  • Perdidão: voltado para grupos dispostos a sentirem fortes emoções, com direito a luzes, sons e muita perseguição.
  • Noturno: destinado para grupos de jovens corajosos e que tenham muita disposição, pois entram no labirinto com apenas uma lanterna, e em meio a escuridão, terão que enfrentar alienígenas aterrorizantes.
  • Encurralados: nesta modalidade o grupo ou algumas pessoas poderão ser encurraladas por estranhos seres em alguns trechos do labirinto.
  • Blackout: para grupos que querem muita emoção em um ambiente totalmente escuro. Cuidado! Há surpresas pelo caminho.

Data: até 10/06
Local: Piso L2 – Próximo ao cinema
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 22h
Ingresso: R$15,00
Classificação: menores de 7 anos devem estar acompanhados dos pais

Troca de figurinhas do JK Shopping – Nesse espaço, os colecionadores de plantão podem compartilhar informações sobre a Copa do Mundo e trocar figurinhas repetidas. O objetivo é ajudar os fãs a montar o álbum mais rápido, além, é claro, de proporcionar um momento de descontração, em um ambiente cheio de conforto, antes que o mundial comece. O uso do espaço é gratuito e a venda de figurinhas e proibida.

Data: até 15/07
Local: Piso L3 – Em frente a livraria Leitura
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 22h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Continuar lendo

Diversão & Arte

Exposição ‘Do Risco ao Riso’ chega ao Museu Nacional

em

Publicado por

Gabriel Jabur/Agencia Brasilia

Caricaturas publicadas na imprensa nacional entre 1957 e 1960 integram a exposição Do Risco ao Riso, que fica no Museu Nacional até 6 de maio.

Fruto de parceria do Arquivo Público do Distrito Federal com a Universidade de Brasília (UnB) e o Museu Nacional, a mostra celebra os 58 anos de Brasília.

Com base em 39 caricaturas extraídas de jornais impressos, são apresentados desenhos animados com tecnologia de mapeamento digital. Além disso, estão programadas visitas guiadas, projeção de filmes do período da construção da capital e palestras com especialistas.

De acordo com o superintendente do Arquivo Público, Jomar Nickerson, o material faz parte do acervo do órgão desde 1998, mas esta é a primeira vez em que é exposto ao público.

Do risco ao riso: a construção de Brasília nas caricaturas da imprensa (1957-1960)
Visitação: até 6 de maio, das 9 às 18 horas
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – Esplanada dos Ministérios

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade