Comemoração
Fabinho Samba vai subir ao palco do Nossa Brasília com as mulheres-cantoras da cidade

O mês que se inicia é o das mulheres, é verdade, mas vamos deixar quietinha a vida íntima de Fabinho Samba. Até porque, embora seja Fabinho sambista de mão cheia, quem gosta de falar das muitas mulheres que teve é Martinho da Vila.
Vamos nos concentrar no Fabinho Samba de Brasília, que em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, receberá algumas das principais sambistas da cidade em uma noite especial de exaltação à garra e à força feminina que, após muitos processos sociais de luta, vêm conquistando cada vez mais espaço no cenário mundial. A festa será no Círculo Operário, no Cruzeiro, no dia 5 de março.
Novo ponto de encontro dos amantes do samba da cidade, o projeto de samba Nossa Brasília, que vem agitando o cenário cultural desde 2015 e está em sua sexta edição, realiza em março uma edição especial trazendo como convidadas as cantoras Fernanda Jacob, Samba Flores, Teresa Lopes e Trio à Brasileira. O convidado especial é o público.
“Fizemos questão de chamar apenas mulheres desta vez, pois o mês é delas e o projeto também tem esse papel de ceder espaço para os artistas que fazem um trabalho sério na música brasiliense”, explica Fabinho Samba, que comanda a noite ao lado dos músicos Dudu Hermógenes, Fernando Meira, João Baptista, Valério Gabriel, Rodolfo Miguel , Sérgio Rocha e Alceu Lacerda.
Sucesso entre os amantes do gênero musical, o projeto agora planeja ampliar ainda mais seu alcance abrindo um espaço de troca com outros segmentos musicais. “Hoje temos uma demanda grande de artistas que não fazem samba, mas tem interesse em estar no projeto e agregar musicalmente no nosso movimento e por isso para as próximas edições faremos intercâmbios com todos os estilos musicais”, revela Silvia Mello, produtora do Nossa Brasília.
O projeto trabalha ainda com uma ação de responsabilidade social e desenvolve uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Todos os alimentos serão doados para a FALE.
SERVIÇO
Projeto “Nossa Brasília” com Fabinho Samba e banda
Com Fabinho Samba (voz), Dudu Hermógenes (cavaquinho), Fernando Meira (violão) João Baptista (Bandolim), Alceu Lacerda (Flauta), Valério Gabriel, Rodolfo Miguel e Sérgio Rocha (percussão) e as convidadas Fernanda Jacob, Samba Flores, Teresa Lopes e Trio à Brasileira.
Data: 05 de março 22:00h
Local: Círculo Operário do Cruzeiro – Setor de Áreas Especiais s/n – Cruzeiro Velho
Ingressos : R$ 10,00
Classificação Indicativa: 18 anos

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal