Curta nossa página

Ensino superior

Excelência: UnB está entre as melhores de países emergentes

Publicado

Foto/Imagem: Arquivo/AVB
Secom UnB

A Universidade de Brasília figura, pela segunda vez consecutiva, na lista das melhores instituições de ensino superior de países emergentes, em ranking internacional elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). A UnB aparece na faixa entre as posições 201-250 no THE Emerging Economies 2019, divulgado nesta terça-feira (15). A organização avaliou 442 universidades de 43 países.



“É uma alegria começar o ano com mais este reconhecimento à excelência de nossa Universidade. Parabéns aos docentes, técnicos e estudantes por suas atividades diárias, em ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, comemorou a reitora Márcia Abrahão.

Nos últimos dois anos, a UnB realizou um extenso mapeamento de sua infraestrutura de laboratórios e rede de pesquisadores. Também tem buscado monitorar as parcerias entre a instituição e o setor produtivo.

“O esforço no levantamento de dados institucionais se reflete nos rankings e nos ajuda a definir estratégias de gestão e priorização de recursos”, comenta a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. Outra medida de impacto tem sido o aumento da contratação de docentes estrangeiros, com efeitos sobre o grau de internacionalização.

Indicadores

Para a classificação, o THE considera 13 indicadores de desempenho, divididos em cinco áreas: citações, renda proveniente da relação com a indústria, internacionalização, pesquisa e ensino. São os mesmos aspectos avaliados no ranking global, mas calibrados a partir das especificidades dos países do BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e de outras regiões do globo em desenvolvimento. No Brasil, 36 universidades apareceram na listagem.

O THE é uma organização que avalia a qualidade do ensino superior em todo o mundo. O recorte para instituições de países emergentes existe há seis anos; a UnB ingressou no ranking em 2018. No ano passado, a instituição também passou a fazer parte da lista de melhores jovens universidades.

Atualizado em 16/01/2019 – 11:39.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana