Curta nossa página

Ciman

Estudantes participam de mobilização nacional para combater o zika vírus

Publicado

Foto/Imagem:


Cerca de 190 mil colégios de todo o País unem-se, nesta sexta-feira (19), no combate ao mosquito Aedes aegypti por meio da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero. Em Brasília, nesta manhã, a ação contou com a presença do governador Rodrigo Rollemberg e do ministro da Saúde, Marcelo Castro, no Colégio Ciman, na Octogonal. A ideia é aproveitar a volta às aulas e incluir a comunidade escolar na prevenção contra o vetor.

O dia no Ciman começou com uma aula sobre o tema dada pelo ministro da Saúde, com espaço para perguntas dos alunos. Depois, alguns estudantes e as autoridades presentes fizeram uma rápida vistoria no local.

Segundo Rollemberg, as escolas públicas também terão a mobilização, assim que as aulas começarem — o início do ano letivo está marcado para 29 de fevereiro. “Tenho confiança muito grande na capacidade de engajamento das crianças e dos jovens. É importante que eles mobilizem pais e conhecidos para combater a reprodução do mosquito.” De acordo com o ministro Marcelo Castro, cerca de dois terços dos focos estão dentro das residências.

Pelo País
A iniciativa deverá envolver em torno de 60 milhões de estudantes, de 115 municípios, além do Distrito Federal, em um mutirão de orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito que também transmite a dengue e as febres chikungunya e amarela. Os participantes desenvolverão ainda ações de combate em suas comunidades.

De acordo com o ministro da Saúde, estão envolvidos na luta contra o Aedes aegypti 55 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde. “Esse trabalho tem de ser permanente e não pode ser interrompido, porque a capacidade de reprodução do mosquito é exponencial.” Castro adiantou que a ação desta sexta-feira deverá ocorrer uma vez por mês em todas as escolas do Brasil.

Ainda hoje, a Universidade de Brasília e instituições de ensino de Taguatinga e Samambaia também receberão visitas de autoridades para discutir o tema. Professores, diretores e reitores de universidades e de institutos federais participam da mobilização pelo Brasil.

Estiveram na solenidade o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Figueiredo; o secretário de Educação, Esporte e Lazer do DF, Júlio Gregório Filho; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo; e o diretor do Ciman, Atef Aissami.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense