Estudantes da UnB são classificados para prêmio do CNPq

Cidades

Estudantes da UnB são classificados para prêmio do CNPq

em

Seis estudantes do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (ProIC) foram indicados para a edição nacional do 12º Prêmio Destaque de Iniciação Científica do CNPq. As indicações dos bolsistas foram em duas categorias: Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica.

Na categoria Iniciação Científica, concorrem bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) e bolsistas de Iniciação Científica de quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

Na Iniciação Tecnológica, concorrem bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI) e bolsistas de Iniciação Tecnológica Industrial do CNPq (ITI), com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de continuidade – quota 2014-2015.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivo premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

O prêmio é concedido anualmente pelo CNPq a três áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Os bolsistas indicados na categoria Iniciação Científica foram:

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
Estudante: Caroline Lucena Matos
Orientador: Gesley Alex Veloso Martins
Título do plano de trabalho da bolsista: “Síntese da Mordenita nanoparticulada e sua aplicação na obtenção de Mor-SBA-15 micro-mesoestruturada”

CIÊNCIAS DA VIDA
Estudante: Vitor Renan de Paula Ferreira
Orientador: Paulo César Motta
Título do plano de trabalho do bolsista: “Primeiro levantamento faunístico de Tardigrada do Distrito Federal”.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES
Estudante: Emanuel Vinicius de Lavor Miranda
Orientadora: Roberta Kumaka Matsumoto
Título do plano de trabalho do bolsista: “Diálogo entre o teatro e o cinema Hollywoodiano”.

Os indicados na categoria Iniciação Tecnológica foram:

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS
Estudante: Juliano Vieira Gregório
Orientadora: Artemis Marti Ceschin
Título do plano de trabalho do bolsista: “Investigação das propriedades ópticas e elétricas de materiais poliméricos com possíveis aplicações em sensores químicos”.

CIÊNCIAS DA VIDA
Estudante: Alessa Bembom Garcia
Orientadora: Elisabeth Nogueira Ferroni Schwartz
Título do plano de trabalho da bolsista: “Caracterização de um novo peptídeo inseticida isolado da peçonha da aranha caranguejeiraAcanthoscurria paulensis“.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, LETRAS E ARTES
Estudante: Laiza Cristina Ribeiro de Sena
Orientadora: Enilde Leite de Jesus Faulstich
Título do plano de trabalho da bolsista: “Glossário de termos da bicicleta: Português, Espanhol, Francês, Inglês”.

A escolha dos premiados será feita por três Comissões Julgadoras, uma para cada área. Os trabalhos serão avaliados até o dia 7 de maio e o resultado será anunciado pelo CNPq até 15 de maio no endereço www.destaqueict.cnpq.br. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no mês de julho.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile