The Everly Growth Agency
Esqueça as datas sazonais se quiser fazer sua empresa vender mais

Vem aí o Dia dos Namorados e eis que o mar de ofertas do varejo brotam aqui e ali. Mas, usando dois exemplos pontuais, o último Dia das Mães, com queda de 4,1% graças aos juros altos, e o último Natal, abaixo do esperado pelo 3° ano consecutivo, fica evidente que não vale apostar (apenas) em datas excepcionais para fazer grandes movimentos de vendas. “Saí na frente o empresário que tem um calendário anual próprio de vendas, estabelecido em growth e independente de datas comemorativas”, diz Wemerson Santi, CEO da The Everly Growth Agency.
Isso quer dizer que você não deve mais investir em estratégias digitais para essas datas? Segundo o publicitário, não significa. “Esse movimento do mercado diante de datas comemorativas, ondas em que o varejo aposta pesado, nos mostra que o empresário que depender dessas datas para vender está condenado ao fracasso”, diz.
Por isso, se você busca uma forma de crescer de forma sustentável, é indispensável entender que isso não vai ser feito com descontos em um dia ou mês específico. Growth precisa ser trabalhado todo dia como cultura da empresa, pensando principalmente em estratégias de marketing digital que buscam as vendas, acima de tudo e qualquer coisa.
Assim, hoje eu vou te falar um pouco sobre o cenário de business das datas sazonais, mas também em como desenhar uma estratégia baseada em cultura e métodos para vender mais.
Datas comemorativas
Datas comemorativas, como Dias dos Namorados, Black Friday, Natal, Dia das Mães e etc, são momentos conhecidos por oferecerem descontos em diversos produtos, principalmente em e-commerces e marketplaces. Ou seja, uma ótimas datas para o consumidor, mas e para a empresa?
Bom, ao se tratar do mercado brasileiro, a Black Friday, por exemplo, nunca foi um grande sucesso de fato. E para rechear o bolo, no ano passado a data amargou uma queda de 28% no faturamento da data em relação ao ano passado. Resultado: milhares de empreendedores investiram na data e se frustraram com seus ROI’s.
Mas isso não é nenhuma novidade para quem respira resultados de negócios. E frustração generalizada parte muito do princípio de que por aqui entende-se as datas comemorativas do jeito errado. Esses são os momentos perfeitos para se livrar de estoques que estão parados, mas não para fazer mais estoque, por exemplo.
Afinal de contas, onde está o valor? Vender mais produtos por um valor mais baixo ou manter um ritmo mensal de vendas com um ticket médio mais alto? A resposta é bem óbvia, porque se você está dependendo de descontos para conseguir vender mais, sua empresa não parece ter um futuro muito promissor.
O jeito certo
Isso não quer dizer que você deva deixar sua empresa de fora dos períodos comemorativos. Você deve, na verdade, fazer deste o momento de complementar seu plano estratégico de vendas do ano todo, garantindo um faturamento extra, independente do provisionado.
O negócio é fazer sua empresa vender mais o ano inteiro
Agora que ficou evidente o quanto depender de datas específicas para vender mais pode ser um problema para o crescimento do seu negócio, é preciso abrir os olhos para o que pode impulsionar as vendas a longo prazo na sua empresa, projeto ou content.
Desenvolva metas mais audaciosas e comece a definir o caminho para alcançá-la. Dessa forma, você conseguirá enxergar caminhos mais assertivamente e desenhar estratégias mais mensuráveis.
Também é super válido encontrar parceiros e empresas que podem ajudá-lo nessa missão, como uma assessoria de marketing, por exemplo. Possibilitando que seu plano de ação sempre esteja alinhado com a estratégia correta para o seu negócio, e assim, garantindo a falta de dependência em períodos específicos do ano.
Para finalizar, vale lembrar que de tudo o que foi dito aqui, o resumo não significa que você não deva investir em datas sazonais. Mas se você quer crescer de forma sustentável, sua estratégia não pode depender disso. Grandes empresas quebraram por não perceber isso em épocas como a da pandemia, e muitas ainda vão quebrar.
Sobre Wemerson Santi
CEO e fundador da The Everly Growth Agency, proeminente assessoria de marketing digital brasiliense. Wemerson Santi figura entre os principais empreendedores da comunicação da capital do país, segundo o jornal Correio Braziliense, com diversos prêmios publicitários nacionais e internacionais. Já passaram pelo seu portfólio empresas como Rolex, Montblanc, Mitsubishi, Banco do Brasil, Gatorade, Nextel, Peugeot, entre outras. Recentemente a The Everly Growth Agency anunciou produtos de nicho voltados ao segmento Health e Law – com estratégias de Marketing Digital e Growth para advogados e empreendedores da saúde e estética.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
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