The Everly Growth Agency
Esqueça as datas sazonais se quiser fazer sua empresa vender mais
Vem aí o Dia dos Namorados e eis que o mar de ofertas do varejo brotam aqui e ali. Mas, usando dois exemplos pontuais, o último Dia das Mães, com queda de 4,1% graças aos juros altos, e o último Natal, abaixo do esperado pelo 3° ano consecutivo, fica evidente que não vale apostar (apenas) em datas excepcionais para fazer grandes movimentos de vendas. “Saí na frente o empresário que tem um calendário anual próprio de vendas, estabelecido em growth e independente de datas comemorativas”, diz Wemerson Santi, CEO da The Everly Growth Agency.
Isso quer dizer que você não deve mais investir em estratégias digitais para essas datas? Segundo o publicitário, não significa. “Esse movimento do mercado diante de datas comemorativas, ondas em que o varejo aposta pesado, nos mostra que o empresário que depender dessas datas para vender está condenado ao fracasso”, diz.
Por isso, se você busca uma forma de crescer de forma sustentável, é indispensável entender que isso não vai ser feito com descontos em um dia ou mês específico. Growth precisa ser trabalhado todo dia como cultura da empresa, pensando principalmente em estratégias de marketing digital que buscam as vendas, acima de tudo e qualquer coisa.
Assim, hoje eu vou te falar um pouco sobre o cenário de business das datas sazonais, mas também em como desenhar uma estratégia baseada em cultura e métodos para vender mais.
Datas comemorativas
Datas comemorativas, como Dias dos Namorados, Black Friday, Natal, Dia das Mães e etc, são momentos conhecidos por oferecerem descontos em diversos produtos, principalmente em e-commerces e marketplaces. Ou seja, uma ótimas datas para o consumidor, mas e para a empresa?
Bom, ao se tratar do mercado brasileiro, a Black Friday, por exemplo, nunca foi um grande sucesso de fato. E para rechear o bolo, no ano passado a data amargou uma queda de 28% no faturamento da data em relação ao ano passado. Resultado: milhares de empreendedores investiram na data e se frustraram com seus ROI’s.
Mas isso não é nenhuma novidade para quem respira resultados de negócios. E frustração generalizada parte muito do princípio de que por aqui entende-se as datas comemorativas do jeito errado. Esses são os momentos perfeitos para se livrar de estoques que estão parados, mas não para fazer mais estoque, por exemplo.
Afinal de contas, onde está o valor? Vender mais produtos por um valor mais baixo ou manter um ritmo mensal de vendas com um ticket médio mais alto? A resposta é bem óbvia, porque se você está dependendo de descontos para conseguir vender mais, sua empresa não parece ter um futuro muito promissor.
O jeito certo
Isso não quer dizer que você deva deixar sua empresa de fora dos períodos comemorativos. Você deve, na verdade, fazer deste o momento de complementar seu plano estratégico de vendas do ano todo, garantindo um faturamento extra, independente do provisionado.
O negócio é fazer sua empresa vender mais o ano inteiro
Agora que ficou evidente o quanto depender de datas específicas para vender mais pode ser um problema para o crescimento do seu negócio, é preciso abrir os olhos para o que pode impulsionar as vendas a longo prazo na sua empresa, projeto ou content.
Desenvolva metas mais audaciosas e comece a definir o caminho para alcançá-la. Dessa forma, você conseguirá enxergar caminhos mais assertivamente e desenhar estratégias mais mensuráveis.
Também é super válido encontrar parceiros e empresas que podem ajudá-lo nessa missão, como uma assessoria de marketing, por exemplo. Possibilitando que seu plano de ação sempre esteja alinhado com a estratégia correta para o seu negócio, e assim, garantindo a falta de dependência em períodos específicos do ano.
Para finalizar, vale lembrar que de tudo o que foi dito aqui, o resumo não significa que você não deva investir em datas sazonais. Mas se você quer crescer de forma sustentável, sua estratégia não pode depender disso. Grandes empresas quebraram por não perceber isso em épocas como a da pandemia, e muitas ainda vão quebrar.
Sobre Wemerson Santi
CEO e fundador da The Everly Growth Agency, proeminente assessoria de marketing digital brasiliense. Wemerson Santi figura entre os principais empreendedores da comunicação da capital do país, segundo o jornal Correio Braziliense, com diversos prêmios publicitários nacionais e internacionais. Já passaram pelo seu portfólio empresas como Rolex, Montblanc, Mitsubishi, Banco do Brasil, Gatorade, Nextel, Peugeot, entre outras. Recentemente a The Everly Growth Agency anunciou produtos de nicho voltados ao segmento Health e Law – com estratégias de Marketing Digital e Growth para advogados e empreendedores da saúde e estética.
Ainda dá tempo
Nota Legal: prazo para indicar créditos termina nesta segunda (20)
Os contribuintes do Distrito Federal têm até esta segunda-feira, 20 de janeiro, para indicarem os créditos do programa Nota Legal para abaterem os impostos de IPVA e IPTU relativos ao ano de 2025.
Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.
“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.
“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.
Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.
Auxílio mensal de R$ 150
Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de janeiro para abrir conta no BRB
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.755 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrirem a conta no Banco de Brasília (BRB) e terem acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social – não se trata de uma conta bancária comum – aberta até as 18h do dia 27 deste mês.
Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. A abertura da conta social deve ser realizada pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.
Para saber se foi contemplado, o cidadão precisa fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em “Consulta DF Social”, basta informar CPF e data de nascimento do responsável financeiro, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.
“É fundamental que as famílias mantenham suas informações cadastrais atualizadas e verifiquem se foram contempladas no programa”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Além disso, é importante que a conta seja aberta dentro do prazo para garantir o recebimento desse auxílio mensal, que é tão essencial no dia a dia.”
O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede o valor de R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único.
Para participar do programa, não é necessário solicitar a inclusão nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A seleção ocorre automaticamente, conforme priorização dos públicos descritos em lei e disponibilidade orçamentária.
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