Curta nossa página

Renato Mafra

Especialista do IMP dá dicas de informática para o concurso do BRB

Publicado

informática concurso BRB
Foto/Imagem:


E que tal saber tudo o que você precisa sobre o que estudar sobre a disciplina de informática para o concurso do Banco de Brasília (BRB)? Para turbinar a preparação, o professor Renato Mafra, vai dar dicas com informações de estudo e preparação para o certame. A prova está prevista para o dia 6 de novembro de 2022, e, de acordo com o especialista, ainda dá tempo para estudar todo o conteúdo até o dia da prova.

Realizado pela banca IADES o concurso do BRB traz 300 vagas para escriturário, sendo 150 para contratação imediata e 150 para cadastro reserva. Para participar da seleção é preciso, apenas, nível médio e idade mínima de 16 anos. Os aprovados na função terão ganhos iniciais de R$3.764,66, para uma jornada de 30 horas.

Confira o bate papo com o especialista em informática do IMP Concursos:

Informática será uma disciplina decisiva para aprovação do candidato?

Eu diria que sim, mas não focaria apenas na parte técnica da informática e sim no termo Tecnologia, notem que o edital traz muita relação do banco com as tecnologias mais atuais, desde o uso em ambientes corporativos, a segurança da informação, até os bancos na era digital.

Com relação aos editais anteriores, houve alguma mudança para a disciplina?

Não. A mesma estrutura foi usada na última prova, mas lembre-se que por mais que os termos sejam os mesmos, as versões dos serviços e programas de 2019 já passaram por atualizações e possuem novos recursos.

O que priorizar dentro da disciplina na hora de montar um planejamento de estudo?

Muitos tópicos do edital podem ser consolidados em um único estudo, por exemplo, quando a banca cita Nuvem de computadores, Redes sociais e Internet das coisas, ela está descrevendo pontos específicos do item geral ferramentas de internet, ou seja, o que um ponto parece ser extenso, é na verdade o detalhamento de um tópico genérico.

É possível estudar todo o conteúdo até o dia da prova?

Sim, com certeza, estudar e revisar, levando em consideração que o aluno tenha um tempo razoável para isso, muitos tópicos cobrados regulamentem que são muito extensos não estão no edital do BRB, como por exemplo o sistema Windows que não foi cobrado, ou seja, economizamos em um tópico que geralmente gastaríamos um grande tempo de estudo.

Como dividir o tempo de estudo entre conteúdo e revisão?

Isso depende muito do conhecimento do aluno, se já tem uma boa bagagem em teoria então o tempo para realização de questões deve ser maior, se a teoria ainda é fraca, então dedique-se 80% do tempo que tem para teoria.

Como a IADES costuma cobrar a disciplina?

A IADES passou por mudanças e atualmente as cobranças são mais voltadas ao conhecimento geral das ferramentas que de pontos muito detalhados, então é mais importante saber, como posso utilizar uma ferramenta, ou seja, do que a ferramenta é capaz, do que decorar ordem de acesso aos menus das ferramentas.

Quais os principais tópicos da disciplina cobrados pela IADES levando em consideração o histórico da banca?

Conceitos de Internet, Nuvens de computadores e segurança.

Quais os erros mais comuns cometidos pelos candidatos na hora de se preparar?

Fugir do edital não usando como guia e estudando de forma genérica os termos que nem mesmo serão cobrados, muitos têm acesso a tanta informação que se perdem e investem tempo em pontos que serão inúteis nas provas. Não decore as questões da banca e sim aprenda a interpretar o tema, quando resolver um item corrija as opções erradas, com observações, que fariam o item se tornar uma opção correta.

Atualizado em 26/07/2022 – 20:23.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana