Curta nossa página

André Malavasi

Especialista da FMUSP explica como tratar e prevenir a trombose

Publicado

Trombose
Foto/Imagem: Freepik


A formação de coágulos sanguíneos nas artérias e nas veias pode dificultar ou bloquear o fluxo de sangue e apresentar sérios riscos à saúde. Esse quadro trata-se de trombose que, se não cuidada, pode levar à morte. Porém, tratamento adequado pode reverter e até mesmo prevenir a doença.

Geralmente a trombose é uma enfermidade silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Em alguns casos, os sinais são dor nos membros inferiores, inchaço e aumento da temperatura nas pernas. De acordo com André Malavasi, ginecologista, obstetra e médico assistente do Departamento de Ginecologia da FMUSP, algumas circunstâncias aumentam a propensão para desenvolver a doença. “Gravidez, pós-parto e cirurgias de médio e grande portes, imobilização prolongada e viagens de avião de longas distâncias podem aumentar as chances de acarretar trombose porque restringem a movimentação”, explica o especialista.

Outros fatores podem contribuir também para a formação de coágulos sanguíneos, como obesidade, episódio anterior de derrame ou traumatismo grave, infecções, histórico familiar de trombose, uso de anticoncepcionais orais com estrogênio, reposição hormonal e tabagismo. Se a doença não for tratada, o coágulo pode se desprender e circular pela corrente sanguínea, dando origem à embolia. Nesse caso, há risco de ficar preso nos pulmões ou coração, causando lesões graves ou levando à morte.

É fundamental ter acompanhamento médico para verificar a predisposição ou o acometimento da trombose para estabelecer o melhor tratamento, inclusive o profilático, que visa à prevenção. “Entre os tratamentos medicamentosos, os biossimilares despontam como uma opção eficaz e segura para prevenir e tratar os fenômenos tromboembólicos, evitando a morte e as sequelas da trombose, reduzindo a viscosidade do sangue e dissolvendo coágulos para evitar a ocorrência da doença”, complementa André.

De acordo com o especializa, se a doença não for tratada rapidamente, a trombose pode evoluir para embolia pulmonar – muitas vezes fatal -, ou deixar sequelas graves, como síndrome pós-trombótica ou hipertensão pulmonar.

Outras dicas para reduzir as chances de desenvolver trombose é não ficar muito tempo sentado ou parado em pé, fazer atividades físicas, beber bastante água e ter uma alimentação saudável.

Sobre a Biomm

A Biomm tem a missão de desenvolver, produzir e comercializar biomedicamentos de competitividade global, com qualidade e acessibilidade. O foco da companhia está no desenvolvimento de medicamentos biológicos, acessíveis para tratamento de doenças crônicas no país. Com inovação em seu DNA, a companhia é pioneira no setor de medicamentos biotecnológicos no Brasil. Tem sede e fábrica em Nova Lima (MG).

Atualizado em 18/05/2023 – 10:53.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana