Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
Freepik

Dia de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Especialista alerta sobre os riscos do consumo de álcool e drogas

No dia 20 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, uma data crucial para conscientizar a população sobre os perigos associados ao uso de substâncias psicoativas. A psiquiatra do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), Dra. Jéssica Jacomelli, enfatiza a necessidade de prevenção e alerta para os riscos do consumo de álcool e drogas.

“O consumo de álcool pode ser classificado em três padrões principais: uso recreativo, onde há controle total e não há ameaças; uso nocivo, quando o indivíduo começa a perder o controle e enfrentar problemas relacionados ao álcool, como os famosos ‘apagões’; e a dependência, caracterizada pelo consumo maior do que o desejado, dificuldade em parar, problemas decorrentes do uso e negligência com a saúde, responsabilidades domésticas ou profissionais”, explica a psiquiatra.

Ela destaca que o excessivo consumo de álcool pode levar a doenças como câncer, depressão, arritmia e hipertensão. “Se você concordar com alguns desses comportamentos como descontrole, apagões, entre outros sintomas em si ou em alguém próximo, é fundamental procurar ajuda médica”, orienta.

Dra. Jéssica também ressalta a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no tratamento da dependência química. “Na rede pública de saúde, contamos com os CAPS, que oferecem apoio psicossocial aos dependentes químicos”, afirma.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 12 milhões de pessoas no Brasil são dependentes químicas, representando cerca de 6% da população. O consumo abusivo de álcool, por exemplo, é identificado quando uma pessoa ingere quatro latas de cerveja ou quatro doses de destilado em uma única ocasião, pelo menos uma vez no último mês. “Esse padrão de consumo já representa um risco elevado à saúde e pode evoluir para o alcoolismo ao longo do tempo”, alerta a especialista.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

No Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, a mensagem central é clara: prevenção e informação são as principais armas contra esse grave problema de saúde pública. Se você ou alguém enfrentar dificuldades com o uso de álcool ou drogas, procure ajuda. O tratamento pode fazer uma diferença.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.