Jessica Nayane
Especialista alerta para automedicação contra gripe e resfriado

O inverno chegou, e com ele, os problemas respiratórios. O corpo sempre apresenta os primeiros sinais da chegada da gripe ou resfriado. Mesmo sabendo que cada corpo reage de uma forma única, o sintoma mais frequente é uma baixa da energia corporal, sentindo o corpo mais fraco para realizar determinadas atividades, bem como uma sensação ou presença da própria febre e todos os sintomas de mal-estar e a dor de cabeça, além de coriza. É o que explica a professora e coordenadora do curso de farmácia da Estácio, Jessica Nayane.
Neste momento, a primeira atitude para sanar ou reduzir os sintomas é a automedicação, o que não é recomendável, garante a farmacêutica, mesmo sendo apenas uma gripe ou resfriado. Em situações como esta, o ideal é se dirigir a um hospital ou uma farmácia mais próxima e se orientar com um farmacêutico. “Por que não é recomendado tomar aquele analgésico ou antitérmico que se tem em casa? Pois o paciente não sabe ao certo a doença que se tem. A automedicação pode gerar efeitos indesejados e até mesmo piora do quadro clínico do paciente, como por exemplo, uma queda de pressão, picos de glicemia, quadros de hemorragia, dentre tantos outros efeitos”, esclarece Jéssica.
Segundo a professora, é importante evitar medicações novas ou que são usadas de forma corriqueira, bem como evitar antibióticos sem a prescrição médica e anti-inflamatórios que podem gerar efeitos colaterais quando utilizados à longo prazo. O famoso AS, a famosa nimesulida, o próprio paracetamol, não podem ser usados indiscriminadamente, pois podem trazer complicações a um paciente hipertenso, diabético, cardiopata, ao paciente com problemas hepáticos ou renais, inclusive os idosos, por exemplo. Logo, é preciso ter certa cautela.
Em contrapartida, a farmacêutica explica que com a proximidade do frio é recomendável manter as vitaminas em dia, como a vitamina C, aquela efervescente mesmo, de preferência a que contém zinco, a vitamina D, vitamina B12. Ingerir bastantes sucos feitos com frutas cítricas, ingerir alimentos ricos com alto teor enérgico, como o inhame, couve e cenoura. Isso vai ajudar de forma natural a não adoecer ou apresentar sintomas brandos
Diante da chegada da gripe ou resfriado, o ideal é ir ao médico e seguir as suas recomendações.

-
Se liga, cidadão!
Escorpiões: atenção redobrada ajuda a evitar acidentes em casa
-
Créditos do programa
Nota Legal 2025: prazo para indicação de conta bancária para resgate vai até 04/07
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2874 pode pagar prêmio de 61 milhões nesta terça-feira (10)
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2875 pode pagar prêmio de 90 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Segunda, 09 de junho
Semana começa com 893 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Ação o ano inteiro
Esforços do GDF refletem na redução de mais de 95% dos casos de dengue
-
#VacinaDF
Jovens de 15 a 19 anos têm até este sábado (14) para se vacinar contra HPV
-
Nesta terça-feira, 17
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 110 milhões