Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Dias úteis
EPTG terá faixa invertida a partir da próxima segunda-feira (18)

Com a intenção de desafogar o trânsito, o Governo do Distrito Federal inicia na próxima segunda-feira (18) a Operação EPTG, via pela qual circulam diariamente cerca de 120 mil veículos. A ideia é diminuir em até 30 minutos o tempo de viagem no transporte coletivo e aumentar em 20% a fluidez.
Serão várias mudanças no trânsito. Os ônibus que vão no sentido Plano Piloto passarão a usar a faixa reversa, e os demais veículos poderão usar a via que hoje é exclusiva dos ônibus. Essa alteração vale em dias úteis e nos seguintes horários: das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45.
Os ônibus passarão a usar a faixa reversa, e os demais veículos poderão usar a via que hoje é exclusiva dos ônibus. Essa alteração vale em dias úteis e nos seguintes horários: das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45.
“Fora desses horários, a regra para utilização da EPTG e da faixa exclusiva é a mesma que ocorre hoje. Podem utilizar as faixas exclusivas os transportes escolares, táxis, ambulâncias, carros oficiais e ônibus com linhas semiexpressa que não precisam parar ao longo da EPTG”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro.
A ação tem caráter provisório e está sendo implementada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). A intenção é que a mudança dure até que seja implantado o sistema BRT definitivamente na EPTG, com as paradas no canteiro central da rodovia e uso dos ônibus que têm porta do lado esquerdo.
Valter Casimiro esclarece que a faixa exclusiva de ônibus na EPTG, construída em 2010, nunca foi utilizada da forma correta, porque as empresas ainda não adquiriram ônibus com portas também do lado esquerda.
A orientação prevê a compra pelas companhias de 309 ônibus com a porta nessa configuração. “Já estava previsto no edital de licitação que as empresas são obrigadas a disponibilizar os equipamentos necessários para a operação das vias conforme foram planejadas. A intenção é que no prazo de um ano [os ônibus] sejam adquiridos e possam funcionar da forma que foi planejada a EPTG”, explica Casimiro. Três empresas operam no trecho: a Marechal, com 56 veículos; a Urbi, com 42; e a São José, com 211.
Passageiros
Os passageiros devem ficar atentos às mudanças, pois, nesses horários em que os ônibus estiverem passando pela faixa invertida, embarque e desembarque serão feitos no canteiro central da EPTG, ao lado da faixa reversa. As linhas afetadas pela mudança podem ser consultadas pelo site do DFTrans e também em cartazes afixados nas paradas e nos ônibus.
“Nossa preocupação maior é em relação a segurança. Por isso é importante que a população utilize a passarela para evitar acidentes. Todos devem ter consciência de que passarela é o ponto mais seguro para buscar o ônibus”, diz o diretor-geral do DFTrans, coronel Josias Seabra.
Sinalização
Para viabilizar a operação, o DER/DF está finalizando a sinalização dos 12,6 km das faixas exclusivas por meio de cones fixos e placas em ambos os lados.

Exercício 2025
Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Arte: Seec-DF
Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

Arte: Divulgação/Seec-DF
Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes
-
Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano