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Empresas fazem promoções com descontos de até 65% no Dia do Consumidor

Cada vez mais relevante no calendário do varejo, o Dia do Consumidor, 15 de março, promete movimentar o mês com muitas promoções. Pensando nisso, preparamos uma seleção com 13 marcas, de variados segmentos, que estão com ações exclusivas para celebrar a data, os descontos podem chegar a 65%.
1) Grão de Gente – O e-commerce especializado em produtos para bebês e primeira infância vai oferecer até 65% de desconto em produtos selecionados. Entre os destaques estão: berços a partir de R$ 299,90, kit berço a partir de R$ 69,90 e tapete mesversário apenas R$ 79,90. Além disso, a marca preparou combos promocionais: capa de carrinho + capa bebê conforto por R$ 99,90, kit berço + ninho a partir de 12x de R$ 18,08, kit banheira + almofada amamentação + trocador portátil a partir de 12x de R$ 24,87 e kit berço + berço a partir de 12x de R$ 32,99. As promoções são válidas durante todo o mês de março.
2) Mr. Fit – A rede pioneira em fast-food de comida saudável no Brasil, oferece descontos de 30% a 50% em toda a sua linha de produtos, como alimentos ultracongelados, sucos detox, lanches, além de todo o cardápio completo disponibilizado nas unidades da rede, presente em 26 estados de todo o país. As promoções são válidas até 15 de março.
3) SPA Express – Entre os dias 13 e 18 de março, a maior rede de franquias de SPA em domicílio, vai disponibilizar aos clientes 20% de desconto no tratamento ReduxPOWER. O método patenteado pela marca, que utiliza técnicas de massagem para combater a celulite e a gordura localizada, pode ser agendado pelo site. Atualmente a rede conta com mais de 50 operações e está em 21 estados e no Distrito Federal.
4) Pello Menos – Na compra de três ou mais serviços com a utilização da cera, pelo e-commerce, o cliente ganha o de menor valor. Já os serviços de depilação a laser estão com 45% de desconto, que é válido tanto nas compras pelo e-commerce como em lojas físicas. A promoção é válida até o final de março.
5) Anjos Colchões & Sofás – Presente em diversas regiões do Brasil, a franquia especializada em colchões e estofados oferece descontos de até 30% para pagamentos à vista no dia 15/03. A promoção é válida somente em algumas unidades da rede, por isso, é necessário consultar a disponibilidade da promoção direto com a loja franqueada.
6) Emagrecentro – A rede que é referência nas áreas de emagrecimento saudável e estética corporal, além de ser a única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico e que oferece o método patenteado e certificado, vai disponibilizar 1000 procedimentos estéticos gratuitos para os primeiros 1000 clientes, sendo um por CPF. Os procedimentos são emagrecimento, gordura localizada, estrias ou celulite. Para participar, basta fazer o cadastro no site da rede até o dia 15/03 e a realização do procedimento estará sujeita a disponibilidade de agenda na unidade escolhida.
7) Yes! Cosmetics – Na rede que conta com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagem e acessórios, todos aqueles que realizarem compras em qualquer unidade da marca, no dia 15/03, terão direito a jogar um dado para concorrer a prêmios, sendo eles: vale MakeUp, vale sobrancelhas, vale limpeza de pele, 5% off, 10% off ou tente outra vez.
8) Home Sushi Home – A rede de delivery de comidas orientais e havaianas traz uma seleção de descontos especiais para os seguidores da franquia nas redes sociais. Serão disponibilizados descontos de até R$ 40 reais e até 35% nas linhas de produtos Home Sushi Home e Mangu Shoyu, em postagens no Instagram, no dia 15/03, nos horários de 18h, 19h, 20h, 21h e 22h, que poderão ser utilizados nas mais de 20 unidades da franquia pelo Brasil.
9) Pizza Prime – Com sabores de dar água na boca, a rede de pizzarias 100% brasileira, lança a campanha ‘Vem de Promo, Vem de Prime’. De 13 a 17/03, todos os clientes que tirarem uma captura de imagem dos stories disponibilizados na rede social Instagram da marca falando da promoção e apresentarem no ato da compra, vão pagar apenas R$ 35,00 na pizza grande, de 35cm, nos sabores Calabresa Paulistana, Muçarela ou Meia Muçarela. A promoção é válida para a retirada em loja de todas as unidades da rede, que está presente em mais de 10 estados brasileiros.
10) Magnólia Papelaria – Considerada a maior franquia de papelaria organizacional do Brasil, a Magnólia Papelaria, vai oferecer brindes aos clientes que comprarem pelo site da marca no dia 15/03. O mecanismo da promoção será: nas compras acima de R$150,00 o consumidor ganha metade do valor em mimos, ou seja, comprou R$ 150 ganha mais R$ 75,00 em brindes.
11) CleanNew – A rede especializada em higienização e blindagem de sofás, colchões, poltrona e estofados de veículos como carros, barcos e aeronaves, oferece desconto de 10% para serviços contratados no dia 15/03, em todas as 40 unidades da rede no Brasil.
12) Maria Brasileira – Na maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, todos os serviços de limpeza ou passadeira contratados entre os dias 13 e 17/03 terão R$ 20,00 de desconto, sem limite de compras. A promoção é válida exclusivamente para compras no site da rede, com o cupom de desconto MARIA20.
13) Sestini – Referência em malas, mochilas, bolsas e acessórios, a rede terá uma seleção de produtos para a comemoração da data, com descontos de até 60%, entre os destaques estão: mochila sestini magic R$ 69,90, lancheira dobrável R$ 64,90, estojo especial 3 compartimentos R$ 79,90, mochila grande laptop sestini solo R$ 129,90 e mochila média sestini Y alien por R$ 279,90. A promoção é válida até o dia 20 de março para as lojas físicas, site e aplicativo.

Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

As taxas médias de juros cobrados pelos bancos subiram para famílias e empresas em março, tanto no crédito livre quanto nas concessões de empréstimos direcionados. Nas operações de crédito livre para pessoas físicas, o destaque foi o avanço de 2,5 pontos percentuais (pp) na taxa média do cartão de crédito rotativo, chegando a 445% ao ano.
A modalidade é uma das mais altas do mercado. Mesmo com a limitação de cobrança dos juros do rotativo, em vigor desde janeiro do ano passado, os juros seguem variando sem uma queda expressiva ao longo dos meses.
Isso porque a medida visa reduzir o endividamento, mas não afeta a taxa de juros pactuada no momento da concessão do crédito, aplicando-se apenas a novos financiamentos. Nos 12 meses encerrados em março, os juros da modalidade subiram 23,7 pp para as famílias.
Os dados são das Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta quarta-feira (30), pelo Banco Central (BC). O crédito rotativo dura 30 dias e é tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão de crédito. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar.
Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. Nesse caso do cartão parcelado, os juros subiram 0,1 pp no mês e caíram 9,6 pp em 12 meses, indo para 181,1% ao ano.
Crédito livre
No total, a taxa média de juros das concessões de crédito livre para famílias teve aumento de 0,3 pp em março, acumulando alta de 3 pp em 12 meses, chegando a 56,4% ao ano.
Compensando os aumentos no mês, estão os juros do cheque especial, que caíram 8 pp em março, mas têm alta de 6,1 pp em 12 meses, alcançando 134,2% ao ano. Desde 2020, a modalidade tem os juros limitados em 8% ao mês (151,82% ao ano).
No caso das operações com empresas, os juros médios nas novas contratações de crédito livre tiveram incremento de 0,8 pp no mês e 3,5 pp em 12 meses, alcançando 24,6%. Destaca-se, nesse cenário, a alta de 9 pp na taxa média das operações de cheque especial, que chegou a 349,2% ao ano.
“Em março, o efeito da alteração na composição dos saldos (efeito saldo) [das diversas modalidades de crédito] mostrou-se determinante para a elevação das taxas médias de juros do crédito livre, atenuado, em parte, pelo efeito da variação das taxas de juros (efeito taxa)”, explicou o BC.
Taxa média
No crédito livre, os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobradas dos clientes. Já o crédito direcionado ─ com regras definidas pelo governo ─ é destinado basicamente aos setores habitacional, rural, de infraestrutura e ao microcrédito.
No caso do crédito direcionado, a taxa para pessoas físicas ficou em 11,4% ao ano em março, com aumento de 0,9 pp em relação ao mês anterior e de 1,6 pp em 12 meses. Para empresas, a taxa teve alta de 4,7 pp no mês e de 4,9 pp em 12 meses, indo para 18,4% ao ano.
Com isso, considerando recursos livres e direcionados, para famílias e empresas, a taxa média de juros das concessões em março aumentou 0,9 pp no mês e 3,1 pp em 12 meses, alcançando 31,3% ao ano.
A elevação dos juros bancários acompanha um momento de alta da taxa básica de juros da economia, a Selic, definida em 14,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. A Selic é o principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação.
Ao aumentar a taxa, o órgão visa esfriar a demanda e conter a inflação, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança, fazendo com que as pessoas consumam menos e os preços caiam. Até o fim do ano, a previsão dos analistas é que a Selic suba para 15%.
As estatísticas mostram ainda que a taxa de captação de recursos pelos bancos (o quanto é pago pelo crédito) subiu 0,8 pp no mês e 3,1 pp em 12 meses, chegando a 11,9% em março.
Já o spread bancário, que mede a diferença entre as taxas médias de juros das operações de crédito e o custo de captação, aumentou 0,1 pp no mês e manteve-se estável na comparação com março de 2024, situando-se em 19,4 pp. O spread é uma margem que cobre custos operacionais, riscos de inadimplência, impostos e outros gastos e resulta, então, no lucro dos bancos.
Saldos das operações
Em março, as concessões de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) tiveram alta de 2,7%, chegando a R$ 600,5 bilhões, resultado da redução de 0,1% para as pessoas físicas e aumento de 6,3% para empresas. As concessões de crédito direcionado caíram 4,4% no mês, enquanto no crédito livre houve alta de 3,5%.
Com isso, o estoque de todos os empréstimos concedidos pelos bancos do SFN ficou em R$ 6,483 trilhões, um crescimento de 0,6% em relação a fevereiro. Na comparação interanual, com março do ano passado, o crédito total cresceu 9,9%. O resultado refletiu aumento de 0,5% no saldo das operações de crédito pactuadas com pessoas jurídicas (R$ 2,455 trilhões) e o incremento de 0,7% no de pessoas físicas (R$ 4,028 trilhões).
Já o crédito ampliado ao setor não financeiro ─ que é o crédito disponível para empresas, famílias e governos, independentemente da fonte (bancário, mercado de título ou dívida externa) ─ alcançou R$ 18,782 trilhões, com aumento de 0,2% no mês, refletindo, principalmente, os acréscimos de 0,5% nos títulos públicos de dívida e de 1,6% nos títulos de dívida securitizados, compensados pelo decréscimo de 2% nos empréstimos externos, impactado pela apreciação cambial no mês.
Em 12 meses, o crédito ampliado cresceu 13,3%, com avanços de 16,3% nos títulos de dívida e de 9,3% nos empréstimos do sistema financeiro nacional.
Endividamento das famílias
Segundo o Banco Central, a inadimplência ─ atrasos acima de 90 dias ─ se mantém estável há bastante tempo, com pequenas oscilações. Ela registrou 3,2% em março, sendo 3,8% nas operações para pessoas físicas e 2,2% com pessoas jurídicas.
O endividamento das famílias ─ relação entre o saldo das dívidas e a renda acumulada em 12 meses ─ ficou em 48,2% em fevereiro, redução de 0,3% no mês e aumento de 0,4% em 12 meses. Com a exclusão do financiamento imobiliário, que pega um montante considerável da renda, o endividamento ficou em 30,1% no segundo mês do ano.
Já o comprometimento da renda ─ relação entre o valor médio para pagamento das dívidas e a renda média apurada no período ─ ficou em 27,2% em fevereiro, aumento de 0,1% na passagem do mês e 1,3% em 12 meses.
Esses dois últimos indicadores são apresentados com uma defasagem maior do mês de divulgação, pois o Banco Central usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes

Para promover a saúde e prevenir doenças, escolas públicas de todo o país se mobilizaram, nesta segunda quinzena de abril, para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes atendidos pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE). A ação envolve mais de 27 milhões de alunos de cerca de 110 mil escolas em 5.544 municípios. No Distrito Federal, mais de 365 mil estudantes de 9 a 14 anos da rede pública foram beneficiados, e a campanha de intensificação na capital federal seguirá até novembro.
A diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante, da Secretaria de Educação (SEEDF), Larisse Cavalcante, destaca que a adesão ao Programa Saúde na Escola para o ciclo 2025/2026 foi a maior da história do DF, com um aumento de 25% em relação ao biênio anterior. “A expectativa é fortalecer o planejamento conjunto entre a UBS [Unidade Básica de Saúde] e a unidade escolar de cada território, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Dessa forma, as escolas estarão engajadas em desenvolver a temática da vacinação como um conteúdo transversal a várias disciplinas, contribuindo para o combate à desinformação e a orientação sobre sua importância”, afirma.
Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) mostram que, entre 10 e 22 de março — período em que a vacinação foi antecipada —, foram aplicadas 1.764 doses de vacinas nas escolas. Desse total, 1.313 doses (74,4%) foram administradas em crianças e adolescentes de até 18 anos. Ao todo, 1.191 pessoas foram vacinadas, sendo 852 delas crianças e adolescentes nessa faixa etária. A estratégia de vacinação escolar não possui meta definida.
“A vacinação nas escolas ocorre de maneira articulada entre equipes de saúde e educação, seguindo etapas que envolvem planejamento, mobilização familiar, execução e monitoramento dos resultados”, explica a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo. Segundo ela, esta ação desempenha um papel fundamental na ampliação da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, por isso, a mobilização das famílias e o acompanhamento sistemático das ações fortalecem o vínculo entre os serviços públicos e a comunidade escolar, com o intuito de promover a conscientização coletiva sobre a importância da imunização.
Como funciona?
O trabalho de vacinação nas escolas segue um fluxo organizado. Primeiro, são identificadas as escolas prioritárias, selecionadas com base em critérios como a cobertura vacinal da região, o tamanho da instituição, a vulnerabilidade social e a adesão ao Programa Saúde na Escola. Em seguida, ocorre a articulação prévia com as escolas: as equipes das unidades básicas de saúde (UBSs) entram em contato com a direção para alinhar datas, espaço físico e o fluxo de atendimento.
Após essa etapa, é feito o agendamento das ações de vacinação, que acontecem em ciclos ao longo do ano, com foco na atualização da caderneta vacinal e na aplicação de doses de campanhas específicas, como as de HPV, meningite e gripe. As famílias também são mobilizadas, com o apoio das escolas, que reforçam a importância da vacinação e orientam sobre o envio da caderneta e do termo de autorização assinado. Na fase de execução, as equipes da UBS se deslocam até as escolas com os insumos, vacinas e equipamentos de segurança.
Após a vacinação, os dados são registrados nos sistemas oficiais. Por fim, é feito o monitoramento dos resultados, e, caso haja alta recusa ou ausência significativa, as equipes podem retornar em outra data ou convocar os estudantes para vacinação nas UBSs.
Programa Saúde nas Escolas
O programa, que já existe há 18 anos, visa estreitar os laços entre as unidades de saúde e de educação por meio de ações educativas, como campanhas de vacinação, escovação dentária, atividades de combate à dengue, palestras e outras atividades, sempre com uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos. As ações são promovidas pelas secretarias de Educação e de Saúde, contribuindo para a formação integral e para a ampliação do acesso aos serviços de saúde pública.
Até o momento, o Distrito Federal possui 632 colégios inscritos no Programa Saúde na Escola, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde para a promoção e prevenção em saúde.
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