Connect with us

Olá, o que você está procurando?

A partir de 29 de junho

Emergências de clínica médica em Sobradinho serão atendidas na UPA

Todas as emergências de clínica médica de Sobradinho serão absorvidas pela unidade de pronto atendimento (UPA) da região administrativa, a partir de quarta-feira (29). Com isso, o Hospital Regional de Sobradinho concentrará o atendimento emergencial nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria.

O gerente da Emergência do Hospital de Sobradinho, o médico Aislam Adriano Pacheco, explica que a mudança ajudará a desafogar o pronto-socorro hospitalar. “O objetivo da medida é melhorar o fluxo dos pacientes, tornando a UPA a principal porta de entrada da clínica médica”, informou. Dessa forma, pacientes que precisarem de internação rápida ficarão apenas na UPA e aqueles que necessitarem de internação prolongada, no hospital.

A mudança foi analisada por um grupo técnico da Secretaria de Saúde. Segundo o estudo, o maior fluxo de atendimento emergencial de clínica médica em Sobradinho é das 7 às 22 horas, período em que são registrados 80% das demandas.

Transporte para pacientes com dificuldade de locomoção
Inicialmente, os pacientes que desconhecerem a mudança contarão com transporte sanitário (feito por uma equipe de saúde, para pessoas com dificuldade de locomoção, sem outro meio de transporte). Haverá viagens a cada uma hora, mas, conforme a demanda, o intervalo entre elas poderá aumentar ou diminuir. Aqueles que receberem a classificação de cor vermelha, ou seja, que necessitarem de atendimento imediato, serão acolhidos na própria unidade hospitalar. Os demais irão para a UPA.

Com a mudança, o número de pacientes atendidos na UPA de Sobradinho passará de aproximadamente 210 por dia para 290. Em média, cada clínico atende cerca de cinco pacientes por hora, a depender do quadro médico. Caso seja necessária a internação por mais de 48 horas, o paciente será transferido para o hospital.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

De acordo com o gerente da Emergência do hospital regional, não será preciso reforçar o número de médicos na UPA, já que o corpo de profissionais — três clínicos por plantão — tem capacidade para fazer o atendimento. Além disso, o tempo de espera para ser atendido na UPA, para os classificados com a cor laranja, é menor, pois há menos pacientes internados do que na unidade hospitalar.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.