Cidades

Educação lança página sobre projeto de Gestão Compartilhada

em

André Borges/Agência Brasília

A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou a página Escola de Gestão Compartilhada para esclarecer dúvidas sobre o projeto piloto que será implementado em escolas da rede pública de ensino. Os centros educacionais (CED) 1 da Estrutural, 3 de Sobradinho e 308 do Recanto das Emas passam a se tornar escolas militares a partir da próxima segunda-feira (11). O programa piloto, uma parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública foi aprovado pelas três comunidades escolares das regiões administrativas com ampla maioria de votos.

Os pais, responsáveis, alunos e educadores do CED 7 de Ceilândia vão decidir se desejam ou não a mudança. Participarão do processo de votação alunos maiores de 18 anos, todos os pais ou responsáveis com filhos matriculados na escola (um voto por família), professores e servidores.

A pasta também preparou uma lista de verdades e mentiras sobre o projeto de Gestão Compartilhada (veja abaixo).

Gestão Compartilhada

Escola militar e escola de gestão compartilhada são a mesma coisa.
MENTIRA

A gestão das escolas será compartilhada com a Polícia Militar e com a participação do Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Educação vai continuar dirigindo as escolas e cuidando de toda a parte pedagógica, enquanto os militares vão se ater à direção dos aspectos disciplinares, administrativos e das atividades de contraturno – como oferta de aulas de música, esporte, xadrez e aulas de ética e cidadania.

As escolas no Distrito Federal vão seguir integralmente os modelos já existentes em outros estados.
MENTIRA

Embora existam coincidências em alguns aspectos, as secretarias de Educação e de Segurança locais desenvolveram um modelo próprio para o Distrito Federal, com particularidades que atendem à rede.

O uniforme será cobrado das famílias.
MENTIRA

A Secretaria de Educação firmou uma parceria com a Fábrica Social para a produção dos uniformes, que serão doados aos alunos.

Haverá cobrança de taxas.
MENTIRA

As famílias poderão se vincular às associações de pais e mestres, como já ocorre hoje, sem a obrigatoriedade de fazer contribuições. A escola, apesar da gestão compartilhada, continuará pública e gratuita.

Meninas usarão coque e meninos, cabelos curtos.
VERDADE

Como é comum no aspecto disciplinar das escolas que compartilham sua gestão com os militares, os uniformes e as normas de uso do cabelo definem coque para as meninas e cabelo curto para os meninos.

Estudantes do ensino especial serão excluídos dessas escolas.
MENTIRA

As escolas são e permanecerão inclusivas, e as crianças com deficiência continuarão a receber o tratamento adequado que recebem atualmente..

Metade das vagas é reservada para filhos de militares.
MENTIRA

Diferentemente das escolas militares, as escolas de gestão compartilhada não selecionam estudante com base nesses critérios.

Professores serão obrigados a permanecer nessas escolas.
MENTIRA

Os professores que não se identificarem com o projeto poderão solicitar às regionais de ensino o remanejamento para outras escolas, assim como acontece atualmente.

Apenas quatro escolas estão contempladas no projeto.
VERDADE

A intenção do governador Ibaneis Rocha é ampliar o projeto para mais 36 escolas ainda este ano, conforme o sucesso da implantação.

A comunidade participará sempre da escolha das escolas.
VERDADE

A Lei de Gestão Democrática define regras apenas para a eleição dos diretores, mas a Secretaria de Educação só implantará os projetos com o aval das comunidades das escolas selecionadas.

A área pedagógica será influenciada pela gestão militar.
MENTIRA

O modelo de gestão compartilhada permite ao professor, ao coordenador pedagógico e ao diretor destinarem integralmente seu tempo e dedicação à gestão pedagógica, sem a preocupação de zelar pela gestão administrativa e disciplinar da escola.

A individualidade dos estudantes será mantida.
VERDADE

O fato de implementar critérios disciplinares, bem como o uso de uniformes e normas mais rígidas, não compromete a individualidade dos estudantes. Esses aspectos, pelo contrário, reforçam a autoestima, minimizam causas de bulliyng e trazem um forte sentimento de pertencimento a um grupo de sucesso.

Estudantes com baixo rendimento ou problemas disciplinares serão expulsos.
MENTIRA

A gestão compartilhada proporciona aos professores e coordenadores tempo integral para acompanhamento dos estudantes, além de ajudá-los em seu desenvolvimento. Simultaneamente e em parceria com a gestão pedagógica, os responsáveis são chamados a participar ativamente da evolução dos aspectos disciplinares dos estudantes.

Os responsáveis terão acesso a um aplicativo gratuito para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.
VERDADE

A implantação do aplicativo já começou. Até o final de fevereiro, todos os responsáveis que tiverem um celular com internet poderão acompanhar o dia a dia dos estudantes na escola. O aplicativo vai informar dados como se os alunos compareceram à escola, horários de entrada e saída, comportamento, elogios e desempenho escolar.

Haverá provas para ingresso na escola de gestão compartilhada.
MENTIRA

O projeto piloto das escolas será implementado com os estudantes que já estão matriculados nas escolas. Com o sucesso do projeto, estima-se que a procura por vagas nessas escolas vai se intensificar em 2020. Até lá, um processo de sorteio transparente será definido e divulgado.

Todas as escolas da rede terão o modelo de gestão compartilhada.
MENTIRA

O modelo de gestão compartilhada é apenas um dos modelos ofertados pela rede pública de ensino e vai ao encontro dos anseios de boa parcela da comunidade escolar.

A EJA vai acabar nas escolas com gestão compartilhada.
MENTIRA

As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuam nas unidades escolares que já ofereciam essa modalidade de ensino. Os estudantes da EJA também não precisarão usar os uniformes.





Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile