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Sábado, 2 de novembro

Divulgado planejamento para cemitérios no Dia de Finados

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Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília
Adriana Machado

No próximo sábado (2), Dia de Finados, os seis cemitérios do Distrito Federal — localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga —, receberão reforço no policiamento e ações de trânsito. As unidades estarão abertas para visitação das 7h às 19h.

No domingo (3), a ação se repete, não com o mesmo aparato policial e interdições no trânsito. O policiamento será mantido e haverá policias e agentes nas imediações dos cemitérios para controle do trânsito.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o reforço do policiamento nas imediações dos cemitérios em todas as regiões. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar atendimentos, caso necessário. De qualquer forma, a orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Trânsito

No cemitério Campo da Esperança (Asa Sul), onde há maior movimentação, a entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV. Um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus, ficará aberto para atender os visitantes que chegarem ao local. O outro permanecerá fechado por não haver estacionamentos próximos. Todos os acessos estarão sinalizados pelos órgãos de trânsito.

Uma alternativa, implantada no último ano, é a passagem pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade. “Essa alternativa aos visitantes surtiu um efeito bastante positivo. O estacionamento é amplo, com 800 vagas, e durante todo o dia policiais militares estarão no local auxiliando na travessia dos pedestres, o que reduz o perigo de acidentes e dá maior comodidade à população”, explicou o subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã Souza.

O trânsito nas proximidades do cemitério terá sentido único. Os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na Estrada Parque Polícia Militar (EPPM), via em frente ao Setor Policial Sul, deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia.

O condutor não poderá fazer a volta no balão em frente ao cemitério, que estará parcialmente bloqueado. “Neste ponto haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte”, completou Edvã.

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência e idosos. Para utilizar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran/DF.

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho e Planaltina. O Departamento de Trânsito (Detran/DF) será responsável pelo trânsito nas vias urbanas que dão acesso aos cemitérios de Taguatinga e Brazlândia. No Gama, a ação será coordenada pelo Detran em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

Nas proximidades do cemitério de Taguatinga serão implantadas travessias de pedestres, coordenadas por agentes de trânsito. A área destinada ao embarque e desembarque será no estacionamento em frente ao cemitério, que funcionará com fluxo em sentido único para facilitar a fluidez. A via de acesso ao cemitério, pelo setor de oficinas, ficará parcialmente interditada e o controle de acesso à área interna do cemitério ficará sob a responsabilidade de funcionários da empresa administradora do local, identificados com coletes.

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran/DF, Francisco Saraiva, orienta que condutores redobrem a atenção nas proximidades dos cemitérios. “Esta medida é uma medida necessária. Além disso, é importante que os visitantes estacionem em locais corretos para não atrapalhar o fluxo de veículos e a circulação de pedestres, que também deverão estar atentos e façam travessias somente nos locais controlados por agentes de trânsito”

Os cemitérios de Brazlândia e Planaltina não possuem estacionamento interno. Portanto, o acesso de veículos será restrito às pessoas com deficiência e às viaturas. Os demais condutores deverá utilizar local apropriado para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres.

A via de acesso ao cemitério, a DF-475, será fechada pelo DER para o acesso de veículos, exceto aos de emergência, policiamento, condutores com mobilidade reduzida e imprensa. As equipes do Detran atuarão em apoio ao DER, na Avenida Contorno do Gama, altura da rotatória de ligação à DF 475. Os agentes auxiliarão na travessia de pedestres, embarque, desembarque e estacionamento de veículos. Uma das faixas à direita da via ficará fechada para garantir o deslocamento dos pedestres até a DF-475 em segurança.

Na Asa Sul, Taguatinga, Gama e em Sobradinho serão disponibilizadas, pela concessionária que administra os cemitérios, vans aos visitantes para transportá-los gratuitamente para facilitar a entrada dos pedestres.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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