Cidades

Distrito Federal registra redução no número de mortes no trânsito

em

Andre Borges/Agência Brasília

De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no mês de setembro foram registradas 14 mortes no trânsito do DF. Os dados são preliminares, mas indicam uma redução de 56% no número de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 32 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito.

Em 2019, de janeiro a setembro, foram registrados 207 óbitos no trânsito, neste ano foram 138 vítimas fatais, o que corresponde a uma redução de 33%. As medidas de distanciamento social, estabelecidas em razão da pandemia de Covid-19, refletiram na diminuição da circulação de veículos e pessoas nas vias do DF, o que contribui para a queda na quantidade de acidentes.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, além do isolamento social, o trabalho contínuo dos órgãos que atuam no trânsito contribui para a diminuição dos óbitos. “As estatísticas também são resultado das ações contínuas de fiscalização, engenharia e educação de trânsito, que mesmo durante a pandemia têm ocorrido, sem deixar de observar os protocolos sanitários”, destaca o diretor.

Fluxo de veículos

Um levantamento realizado pela Gerência de Controle Operacional de Trânsito do Detran-DF (Gercop) aponta uma redução do fluxo de veículos nas vias urbanas do Distrito Federal, entre os meses de março e setembro de 2020. De acordo com os dados, em comparação com o mesmo período do ano passado, no mês de março, quando foram definidas as primeiras medidas de contenção da pandemia de Covid-19, houve uma redução de 19,2% na quantidade de veículos circulando no DF.

O pico da redução ocorreu em abril, quando a queda foi 42,1%, seguido de maio, com 41,3% de veículos a menos nas vias. Em junho, a diminuição foi de 32,2%, em julho, de 23,09% e em agosto, de 26,4%. No mês passado, a redução de veículos circulando nas vias urbanas foi de 22,4%, em comparação com setembro de 2019.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile