Connect with us

Olá, o que você está procurando?

novos ônibus DF
Renato Alves/Agência Brasília

Renovação da frota

Distrito Federal ganha 78 novos ônibus equipados com ar-condicionado

O governador Ibaneis Rocha entregou 78 novos ônibus à população, nesta quinta-feira (29). Os coletivos irão operar em linhas que atendem Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga (ao sul da Avenida Hélio Prates) e Ceilândia, beneficiando um total de 141 mil passageiros.

Os ônibus possuem ar-condicionado e estão equipados com motores Euro 6, modelo menos poluente. Eles também oferecem acessibilidade, com elevadores para pessoas com deficiência, e o validador V6, que permite o pagamento da passagem por meios eletrônicos (cartões de transporte, de débito e crédito).

“Nós estamos renovando toda a frota com ônibus modernos e confortáveis para a população. Isso, aliado às obras de infraestrutura que estamos realizando por toda a cidade, proporciona uma melhor qualidade de vida, diminuindo o tempo que as pessoas passam no transporte e permitindo que fiquem mais próximas de suas famílias”, afirmou o chefe do Executivo. “Nós pagamos o subsídio, as passagens aqui são uma das mais baratas do Brasil e garantimos que os trabalhadores tenham condições adequadas de trabalho e qualidade de vida. Isso é o que importa para nós”, acrescentou Ibaneis Rocha.

A vice-governadora Celina Leão falou sobre a importância da renovação para a qualidade do serviço prestado ao cidadão. “A determinação do govenador Ibaneis Rocha é que a gente renove e aumente a frota de ônibus até o fim deste ano. Essa entrega traz veículos modernos, que inclusive possuem com ar-condicionado, para que que a população tenha mais conforto e mais opções para se locomover pela cidade. Ao colocarmos melhores ônibus nas ruas, também agimos em favor do meio ambiente, pois eles têm tecnologia que reduz drasticamente a emissão de poluentes”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a meta é renovar 3 mil ônibus até o fim do ano, dos quais mais de 2,7 mil já foram substituídos. Esse esforço garante que o DF tenha a frota mais nova de todo o país.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

“Temos a frota menos poluente, com mais de mil veículos padrão Euro 6, a tecnologia que emite menos poluentes do que todos os outros veículos em circulação atualmente. Temos a melhor frota do Brasil em termos de sustentabilidade, a mais moderna e a mais nova”, assegurou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Esse trabalho de substituição dos ônibus vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). Atualmente, a média de idade da frota é de apenas três anos e meio, a mais nova do país.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.