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15 de março

Dia do Consumidor: Sestini seleciona produtos com descontos de até 60%

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Dia do Consumidor Sestini
Foto/Imagem: Reprodução


Criada em 1962 pelo ex-presidente americano John Kennedy, o Dia do Consumidor, que acontece anualmente no dia 15 de março, vem se tornando cada vez mais importante no calendário do varejo brasileiro. Nesse período, as empresas oferecem descontos aos clientes e algumas até prolongam a comemoração para mais de um único dia, com as “Semanas do Consumidor”.

Com mais de 25 anos no mercado, a Sestini, referência em malas, mochilas, bolsas e acessórios, terá uma seleção de produtos para comemorar o Dia do Consumidor, com descontos de até 60%.

Mochila Sestini Magic – Emoticons: Com uma estampa divertida, a mochila Sestini Magic é cheia de detalhes que vão facilitar a rotina: bolso com tira-cartão na alça e de acesso rápido, bolso para celular com organizador de fone de ouvido e bolso escondido nas costas. Além disso, vem com trava anti-furto no compartimento principal e mais  bolsos internos e nas laterais. Para transportar, alça de mão e alças de costas espumadas, que proporcionam mais conforto.

Preço durante a campanha: R$ 69,90

Lancheira Dobrável e Gel Crinkle Sestini Fit – Coral: Possui sistema de gel climatizador que, ao congelar, conserva por muito mais tempo os alimentos e bebidas. É produzida em poliéster, possui alça de mão e revestimento interno resistente a líquidos. Pode ser dobrada para armazenar em pequenos espaços.

Preço durante a campanha: R$ 64,90

Estojo Especial 3 compartimentos – Sport: Produzido em Poliéster, um material resistente, o produto é certificado pelo Inmetro e possui bolsos organizadores, um com redinha e outro com elástico. Ideal para manter a organização dos lápis e canetas.

Preço durante a campanha: R$ 79,90

Mochila Grande Laptop Sestini Solo – Preto: O modelo é compacto, resistente, fácil de limpar e tem um design bem clássico para organizar os materiais de trabalho. A mochila Solo tem compartimento para notebook com fecho em elástico e reforço espumado nas costas. As alças, que também são confortáveis, tem enchimento em espuma. A estrutura externa da mochila ainda conta com bolsos laterais discretos em tecido e um bolso frontal com fecho em zíper que não fica aparente.

Preço durante a campanha: R$ 129,90

Mochila Média Sestini Y Alien – Colorido: Em um só produto, essa linha consegue unir mochila escolar e lancheira. O bolso frontal é revestido de um material resistente a líquidos e fácil de limpar. O compartimento central é bem amplo e cabe a pasta de atividades, estojo e o que mais precisar levar. Para ajudar na organização, ainda acompanha potinho, garrafinha e um saquinho de nylon com a mesma estampa cheia de foguetes e naves extraterrestres. O detalhe do bolso frontal, também em foguetes, são apliques em feltro.

Preço durante a campanha: R$ 279,90

Sobre a Sestini

A Sestini é uma das referências no segmento de bolsas, malas, mochilas e acessórios, e atua no mercado há 28 anos, com centenas de novos produtos a cada ano. Ao longo deste período, conquistou prestígio entre todos os públicos e hoje é reconhecida por ser uma marca capaz de unir qualidade, inovação, estilo e preços acessíveis. Possui parceria com grandes marcas nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de coleções exclusivas, que atendem a diversas ocasiões. Os produtos da rede estão disponíveis em mais de 60 lojas físicas espalhadas pelo país, incluindo unidades próprias e franquias, além de milhares de pontos de venda multimarcas, lojas online e também no aplicativo da Sestini.

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Caderneta atualizada

Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes

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Ao Vivo de Brasília
Vacinação Saúde nas Escolas
Foto/Imagem: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Para promover a saúde e prevenir doenças, escolas públicas de todo o país se mobilizaram, nesta segunda quinzena de abril, para atualizar a caderneta de vacinação dos estudantes atendidos pelo Programa Saúde nas Escolas (PSE). A ação envolve mais de 27 milhões de alunos de cerca de 110 mil escolas em 5.544 municípios. No Distrito Federal, mais de 365 mil estudantes de 9 a 14 anos da rede pública foram beneficiados, e a campanha de intensificação na capital federal seguirá até novembro.

A diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante, da Secretaria de Educação (SEEDF), Larisse Cavalcante, destaca que a adesão ao Programa Saúde na Escola para o ciclo 2025/2026 foi a maior da história do DF, com um aumento de 25% em relação ao biênio anterior. “A expectativa é fortalecer o planejamento conjunto entre a UBS [Unidade Básica de Saúde] e a unidade escolar de cada território, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Dessa forma, as escolas estarão engajadas em desenvolver a temática da vacinação como um conteúdo transversal a várias disciplinas, contribuindo para o combate à desinformação e a orientação sobre sua importância”, afirma.

Dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) mostram que, entre 10 e 22 de março — período em que a vacinação foi antecipada —, foram aplicadas 1.764 doses de vacinas nas escolas. Desse total, 1.313 doses (74,4%) foram administradas em crianças e adolescentes de até 18 anos. Ao todo, 1.191 pessoas foram vacinadas, sendo 852 delas crianças e adolescentes nessa faixa etária. A estratégia de vacinação escolar não possui meta definida.

“A vacinação nas escolas ocorre de maneira articulada entre equipes de saúde e educação, seguindo etapas que envolvem planejamento, mobilização familiar, execução e monitoramento dos resultados”, explica a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo. Segundo ela, esta ação desempenha um papel fundamental na ampliação da cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, por isso, a mobilização das famílias e o acompanhamento sistemático das ações fortalecem o vínculo entre os serviços públicos e a comunidade escolar, com o intuito de promover a conscientização coletiva sobre a importância da imunização.

Como funciona?

O trabalho de vacinação nas escolas segue um fluxo organizado. Primeiro, são identificadas as escolas prioritárias, selecionadas com base em critérios como a cobertura vacinal da região, o tamanho da instituição, a vulnerabilidade social e a adesão ao Programa Saúde na Escola. Em seguida, ocorre a articulação prévia com as escolas: as equipes das unidades básicas de saúde (UBSs) entram em contato com a direção para alinhar datas, espaço físico e o fluxo de atendimento.

Após essa etapa, é feito o agendamento das ações de vacinação, que acontecem em ciclos ao longo do ano, com foco na atualização da caderneta vacinal e na aplicação de doses de campanhas específicas, como as de HPV, meningite e gripe. As famílias também são mobilizadas, com o apoio das escolas, que reforçam a importância da vacinação e orientam sobre o envio da caderneta e do termo de autorização assinado. Na fase de execução, as equipes da UBS se deslocam até as escolas com os insumos, vacinas e equipamentos de segurança.

Após a vacinação, os dados são registrados nos sistemas oficiais. Por fim, é feito o monitoramento dos resultados, e, caso haja alta recusa ou ausência significativa, as equipes podem retornar em outra data ou convocar os estudantes para vacinação nas UBSs.

Programa Saúde nas Escolas

O programa, que já existe há 18 anos, visa estreitar os laços entre as unidades de saúde e de educação por meio de ações educativas, como campanhas de vacinação, escovação dentária, atividades de combate à dengue, palestras e outras atividades, sempre com uma linguagem adequada à faixa etária dos alunos. As ações são promovidas pelas secretarias de Educação e de Saúde, contribuindo para a formação integral e para a ampliação do acesso aos serviços de saúde pública.

Até o momento, o Distrito Federal possui 632 colégios inscritos no Programa Saúde na Escola, uma iniciativa conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde para a promoção e prevenção em saúde.

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Conta de luz mais cara

Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025

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Ao Vivo de Brasília
Bandeira tarifária maio 2025
Foto/Imagem: Freepik

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para maio de 2025 será amarela. Isso significa que os consumidores de energia elétrica terão custo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. O anúncio ocorreu devido a redução das chuvas em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano. As previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, refletindo as condições favoráveis de geração de energia no País. Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidroelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara.

Implementado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

Com o acionamento da bandeira amarela em maio de 2025, a Aneel reforça que é crucial manter bons hábitos de consumo para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.

Saiba mais sobre as bandeiras tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

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