Cidades

DF tem maior percentual de residências com acesso à internet no Brasil

em

Pixabay

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada na última sexta-feira, dia 16 de setembro, pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Distrito Federal tem o maior percentual de residências com acesso à rede mundial de computadores no Brasil. Segundo o levantamento, a rede foi usada em 97,7% das residências do Distrito Federal em 2021.

Com 94,2%, São Paulo aparece em segundo lugar no ranking. Em seguida, estão Santa Catarina (92,9%), Amapá (92,9%) e Goiás (92,5%).

De acordo com o levantamento, a forma que os brasilienses mais usam para acessar a internet é o celular. Em segundo lugar, está o computador ou tablet, seguido pela televisão.

A pesquisa mostra ainda que, entre 2016 e 2021, houve redução do uso de computadores e tablets para acessar a internet – uma queda de 7,6%. Por outro lado, o número de pessoas que acessa a rede pela televisão cresceu 38,6 pontos percentuais em Brasília.

O uso do telefone se manteve estável. Segundo a pesquisa, 2021 foi o primeiro ano em que a televisão superou o uso de computadores para acessar a internet.

A pesquisa revelou, ainda, que receber mensagens de texto, voz ou imagens foi a principal finalidade do acesso à internet no Distrito Federal em 2021. Ao todo, 97,5% das pessoas com 10 anos ou mais afirmaram que usam a tecnologia para essa finalidade.

Em segundo lugar, estão as pessoas que usam a internet para conversar por chamada de voz ou vídeo. Segundo a pesquisa, 96,7% dos usuários afirmaram que usam a rede para essa finalidade.

Comentar




Mais Lidas da Semana

Sair da versão mobile