Curta nossa página

DF tem maior índice de médicos por habitante do país, diz conselho federal

Publicado

Foto/Imagem:


Levantamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que o Distrito Federal tem o maior número de médicos por habitante do país. São 4,28 profissionais para cada 1 mil moradores, mais que o dobro da média nacional, de 2,09 médicos.

O órgão reconhece que o alto número de profissionais não se reflete no atendimento aos pacientes. Segundo a pesquisa, 26% dos médicos são exclusivos da rede particular, e outros 51% dividem a carga horária entre clínicas privadas e hospitais públicos.

Apenas 21% dos médicos atendem exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o CFM. Do lado dos pacientes, os números mudam: 75% da população é atendida na rede pública. Segundo o conselho, a má distribuição dos médicos é responsável pela má qualidade do atendimento.

“[É preciso] políticas que atraíssem esse médico para o serviço público de saúde. O CFM entende que uma carreira de médico de Estado seria uma atração para esses profissionais, porque nós entendemos que eles teriam, sim, uma segurança na sua carreira, melhores condições de trabalho e se sentiriam mais motivados”, diz a conselheira do CFM no DF, Rosylane Rocha.

Atualizado em 01/12/2015 – 22:44.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana