Curta nossa página

#VacinaDF

DF ganha mais três pontos de vacinação noturna contra a Covid-19

Publicado

vacinação noturna
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


Mais três pontos de vacinação noturna contra a Covid-19 começam a funcionar a partir desta segunda-feira (27) no DF. Além dos 14 já em funcionamento, as unidades básicas de saúde 4 de Planaltina, 1 de Sobradinho e 1 de Brazlândia também estarão abertas das 19h às 22h. A estratégia é mais um esforço para garantir a cobertura vacinal de 100% da população. As unidades terão ainda testagem.

“Faz parte do apelo para que toda a população procure as UBS para testar e vacinar. É o único caminho para quebrarmos a cadeia de transmissão do coronavírus. E as vacinas têm de estar nos braços e não na geladeira”, destaca a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

A orientação, de acordo com a pasta, é reforçar a testagem em pessoas sintomáticas para que sejam isoladas. “A previsão era de que fossem dois postos de vacinação hoje, mas conseguimos fazer todos os esforços para implantar os três”, afirma a secretária.

Para a UBS de Brazlândia, foram designados nove servidores, sendo quatro para fazer a testagem e cinco disponíveis para a vacinação. Na de Planaltina, serão 12 servidores e na UBS de Sobradinho, dez servidores.

Dos três novos locais para vacinação, dois estão na região Norte. A superintendente da região, Sabrina Gadelha, reforça que os novos pontos vão ampliar a taxa de cobertura vacinal. “Esses pontos de vacinação na área Norte vão atender a população que trabalha durante o dia e às vezes não consegue se dirigir às UBS no horário de funcionamento.”

Segundo o coordenador da Atenção Primária, Fernando Erick Damasceno, a vacinação ainda é a principal estratégia de contenção eficiente e comprovada. “A vacina é importante para todas as idades, mas para as pessoas acima de 40 anos, é essencial a adesão à dose de reforço”, ressalta.

No cronograma de funcionamento noturno, a Secretaria de Saúde disponibiliza duas unidades no Plano Piloto, quatro em Ceilândia, além de unidades no Paranoá, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires, Gama e Santa Maria. Para atender em horário estendido, as equipes de saúde foram reorganizadas e receberam reforço da Atenção Secundária e complemento de horas por meio de trabalho por período determinado (TPD).

Os pontos de vacinação são atualizados diariamente no site da Secretaria de Saúde.

Atualizado em 28/06/2022 – 08:32.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana