Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Reprodução/TV Globo

Lei Seca

Detran-DF testa drogômetro para identificar consumo de drogas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a fazer testes com um aparelho apelidado de drogômetro, capaz de identificar substâncias psicoativas no organismo dos condutores.

O teste é feito usando a digital do condutor e consegue identificar 15 tipos de drogas, entre elas crack, cocaína e ecstasy. O aparelho será testado em operações da Lei Seca no Distrito Federal.

De acordo com o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Francisco Saraiva, o Brasil é um dos primeiros países americanos a usar esse aparelho. Ele destaca que o drogômetro está em fases de testes, por isso os condutores ainda não poderão ser autuados pelo uso de drogas ilícitas. “No momento estamos passando pela fase de testes, onde o cidadão é convidado a fazer o teste. Não é obrigatório”.

Durante blitz educativa em Brasília, foram feitas 15 avaliações. Um condutor apresentou resultado positivo para o consumo de droga. O motorista foi orientado a chamar outro condutor habilitado para retirar o veículo.

Segundo Saraiva, o drogômetro deve ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) até o final de 2019. A partir de então, o condutor poderá ser autuado por dirigir sob a influência de substância psicoativa que determine dependência.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

O diretor destaca que 48% das pessoas que morreram no trânsito no Distrito Federal em 2018 haviam consumido álcool ou drogas. “O Detran utiliza este tipo de equipamento por que justifica o combate, para que diminua a quantidade de acidentes fatais no trânsito”.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.